Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1741
Título: Síndrome de Burnout: suscetibilidade em enfermeiros atuantes na urgência e emergência do hospital de trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, Campina Grande, PB
Autor(es): Meira, Larisse Colares
Palavras-chave: Síndrome de Burnout
Esgotamento profissional
Enfermagem
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: A Síndrome de Burnout ou esgotamento profissional é característica do meio laboral e surge como resposta ao estresse crônico ocupacional. O Burnout é a síndrome da exaustão emocional, despersonalização e reduzida realização pessoal com o trabalho. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivo verificar a existência da Síndrome de Burnout nos enfermeiros de um hospital público. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis para 24 enfermeiros do setor de urgência e emergência. O primeiro contendo 15 questões sócio-demográficas para fins de caracterização do perfil dos profissionais. O segundo questionário foi o MBI- Maslach Burnout Inventory que consiste em um questionário auto-informe com 22 questões. As respostas foram codificadas no programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 8.0. A coleta dos dados foi realizada no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, localizado em Campina grande – PB, no período de 14 de outubro de 2011 a 23 de outubro de 2011. Dos 24 enfermeiros, 25% apresentaram Burnout, enquanto 75% não apresentaram a síndrome. De modo geral: 45,8% apresentaram níveis elevados de exaustão emocional; 50% estavam com elevada realização profissional e 37,5% mostraram níveis baixos e altos em DE - despersonalização. A pesquisa mostrou que o Burnout existe nos enfermeiros da urgência e emergência do Hospital pesquisado. Sendo assim, é necessário que a instituição desenvolva condutas preventivas para minimizar os efeitos dos agentes estressores nos profissionais, consultando-os para averiguar quais fatores organizacionais estão interferindo neste processo.
Descrição: MEIRA, L. C. Síndrome de Burnout: suscetibilidade em enfermeiros atuantes na urgência e emergência do hospital de trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, Campina Grande, PB. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1741
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larisse Colares Meira.pdfPDF - Larisse Colares Meira654.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.