Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1744
Título: Plantas medicinais utilizadas em comunidades rurais do município de Alagoa Nova – PB
Autor(es): Oliveira, Gilvânia Costa de
Palavras-chave: Etnobotânica
Plantas medicinais
Terapêutica
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: A utilização de plantas medicinais para curar enfermidades é uma pratica adotada pelas comunidades durante muitos anos, e esse conhecimento popular e passado de geração para geração. O presente trabalho objetivou realizar o levantamento etnobotânico a partir do conhecimento terapêutico de moradores dos sítios Titara e Cutias, situados no município de Alagoa Nova/PB. As informações foram obtidas através de questionário semi-estruturado aplicado a 20 moradores, os quais indicaram o uso terapêutico de 43 espécies vegetais, distribuídas em 28 famílias botânicas, predominando a Lamiaceae (21,4%), sendo o capim santo (Cymbopogon citratus) com (70%) a planta mais citada; e as partes mais utilizadas, a folha (60%) e o caule (17%). Quanto a forma de preparo, destacou-se o chá (65,1%) e a garrafada com (18,6%). Tendo sido listadas 62 indicações terapêuticas, constatando-se 95,2% de confirmação cientifica. Portanto, o uso de plantas medicinais constitui uma alternativa para os habitantes da comunidade estudada, pratica essa utilizada por muitos anos e perpetuada entre as gerações.
Descrição: OLIVEIRA, G. C. de. Plantas medicinais utilizadas em comunidades rurais do município de Alagoa Nova – PB. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1744
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilvânia Costa de Oliveira.pdfGilvânia Costa de Oliveira382.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.