Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1747
Título: Avaliação da atividade antimibrobiana de Eugenia uniflora L.
Autor(es): Bezerra, Natália Aragão
Palavras-chave: Eugenia uniflora L.
Pitangueira
Plantas
Microbiologia de alimentos
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: A Eugenia uniflora L. (pitangueira) é uma planta de frutos comestíveis muito conhecida e apreciada no Brasil. Segundo a medicina popular, o chá de suas folhas atividade antimicrobiana. Com base no exposto, o trabalho teve como objetivo avaliar a ação antimicrobiana in vitro do extrato hidroalcoólico da folha de Eugenia uniflora L. frente a cepas de Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Candida albicans, C. tropicalis, C.parapsilosis, C. Krusei e C. guilliermondii. As folhas da E.uniflora, foram secas em estufa de circulação de ar e moídas em moinho de facas com granulometria de 10 mesh. O extrato hidroalcóolico à 70% foi obtido pelo método de maceração a frio. Na análise microbiológica, utilizou-se o método da difusão em ágar-cilindro em placas, onde nos cilindros de aço inoxidável foram adicionados 100µL do extrato, utilizando como controle negativo, álcool a 70%, sendo testadas diluições seriadas [100, 50, 25; 12,5; 6,25 e 3,13% (v/v)] do referido extrato, em seguida, as placas foram incubadas a 37°C. A leitura dos testes foi realizada medindo os diâmetros dos halos de inibição (mm) ao redor do cilindro, considerando-se como possuidora de atividade antimicrobiana a solução do extrato hidroalcoólico que apresentou um halo de inibição de crescimento igual ou superior a 8,0mm de diâmetro. Constatou-se atividade antibacteriana do extrato hidroalcoólico frente às cepas de Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa, com diâmetro dos halos de inibição variando de 13,14 a 11,07mm, e 16,11 a 11,59mm, respectivamente, e efeito inibitório mínimo na diluição de 3,13% (11,07mm e 11,59mm, respectivamente). Concluí-se que, o extrato da E.uniflora constitui um meio medicinal alternativo com atividade antiinfectiva sobre S. aureus e P.aeruginosa, por outro lado, não nos permite afirmar que a referida planta não pode ser usada como alternativa contra as demais espécies bacterianas e fúngicas avaliadas. Sugere-se a realização de estudos com solventes de diferentes polaridades.
Descrição: BEZERRA, N. A. Avaliação da atividade antimibrobiana de Eugenia uniflora L. 2012. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1747
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natália Aragão Bezerra.pdfPDF - Natália Aragão Bezerra746.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.