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dc.contributor.authorNascimento, Ana Maria Monteiro do-
dc.date.accessioned2018-11-27T11:24:10Z-
dc.date.available2018-11-27T11:24:10Z-
dc.date.issued2018-03-21-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17503-
dc.descriptionNASCIMENTO, A. M. M. do. O ensino de filosofia na Paraíba: uma análise sobre as orientações curriculares. 2018. 26f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo conhecer e analisar a proposta do MEC e da SEE do Estado da Paraíba para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio. E para alcançarmos este objetivo, tomamos como base o documento do MEC denominado Orientações Curriculares para o Ensino Médio, o qual aponta alguns aspectos fundamentais referentes à introdução da Filosofia como componente curricular obrigatório, assim como, o referencial curricular adotado pela Secretaria de Educação da Paraíba- SEE-PB. Traçaremos também um breve histórico do ensino de Filosofia no Brasil, buscando conhecer os caminhos que esta disciplina percorreu, para compreendermos os desafios a serem enfrentados no contexto de sua inclusão até o presente momento. Busca-se com as discussões deste trabalho destacar a importância da Filosofia como componente curricular na construção do exercício consciente da cidadania. Nesta perspectiva, o ensino de filosofia encontra-se diante de alguns desafios, como também um embate entre as praticas educacionais de tendência tradicional com a discussão crítica da realidade do ponto de vista filosófico, que visa o ensino-aprendizagem de forma criativa e significativa. Entretanto, é difícil adequar a teoria à prática, consistindo em um dos questionamentos que o professor de filosofia deve refletir para compreender sua prática. As Orientações Curriculares para o ensino de Filosofia no Ensino Médio, coloca em destaque os objetivos, metodologia e conteúdos a serem adotados pelo professor para as aulas de Filosofia. No entanto, ainda deixam lacunas, no sentido de que, tais propostas não são definidas de forma homogênea, estabelecendo critérios distintos para a escolha dos conteúdos, mas deixam explícito que o professor deve escolher os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula de acordo com as necessidades e a realidade educacional, para a formação do aluno como cidadão capaz de pensar sobre os seus direitos e deveres na sociedade em que vive.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Nilton Conserva de Arrudapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.subjectOrientações curriculares MEC e SEE-PBpt_BR
dc.subjectDesafios e perspectivas para o ensinopt_BR
dc.subjectPerspectivas para o ensinopt_BR
dc.titleO ensino de filosofia na Paraíba: uma análise sobre as orientações curricularespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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