Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17518
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Batista, Ana Paula Neves | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-28T21:31:55Z | - |
dc.date.available | 2018-11-28T21:31:55Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-03 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17518 | - |
dc.description | BATISTA, A. P. N. Matemática inclusiva: analisando o trabalho do professor com um aluno deficiente visual em uma sala regular de uma escola pública da cidade de Monteiro-PB. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino do aluno portador de deficiência visual na escola regular. De abordagem qualitativa e caráter interpretativo, um aluno com deficiência visual, aluno do 6º ano da Escola Estadual de 1º Grau Miguel Santa Cruz, juntamente ao seu professor de Matemática compõem o universo de pesquisa. Nesse estudo foram realizadas cinco observações na sala de aula dos sujeitos supracitados. A pesquisa foi referenciada por autores como Mendes (1995) e Pessotti (1984) que tratam do desenvolvimento no atendimento às pessoas com deficiência, Montoan (2005) que fala do papel da inclusão nas escolas, Beyer (2006) que fala de formação do professor pra trabalhar com alunos deficientes. Pretendeu-se, a partir destes, responder a seguinte questão que norteia este trabalho: “O professor da escola regular está preparado para proporcionar ao aluno com deficiência, uma educação significativa, inserido em uma sala regular?”. Foram utilizadas como instrumentos da pesquisa, as notas de campo obtidas através das observações participantes, além de um questionário aplicado ao professor da sala regular. Os resultados obtidos demonstraram as dificuldades por parte do professor e da escola, no atendimento aos alunos portadores de deficiência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Maria Jose Neves de Amorim Moura | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Matemática inclusiva: analisando o trabalho do professor com um aluno deficiente visual em uma sala regular de uma escola pública da cidade de Monteiro-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Paula Neves Batista.pdf | PDF - Ana Paula Neves Batista | 594.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.