Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1751
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bem, Luzia Elias | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-27T17:57:53Z | - |
dc.date.available | 2013-08-27T17:57:53Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 616.891 6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1751 | - |
dc.description | BEM, L. E. O brincar na sociedade contemporânea. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa traz reflexões acerca do brincar na sociedade contemporânea, tendo como eixo fundamental as contribuições de estudiosos de tal temática. A criança atualmente ocupa lugar de destaque na sociedade contemporânea, mas, para que isso ocorresse, muitas modificações incidiram a nível social, econômico, cultural e político ao longo dos séculos. Juntamente com o interesse por parte da sociedade em entender o universo infantil, emerge teorias que irão tratar do brincar na infância, posto que na contemporaneidade o brincar será percebido como um dos recursos disponíveis para entender e explicar a infância. O presente estudo se trata de um levantamento bibliográfico que contemplou teorias do campo da história, psicologia, psicanálise, educação e outros. Estudiosos como Philippe Ariès, Donald Winnicott, Leny Mrech, Friederich Froebel, John Dewey, Sigmund Freud, Melanie Klein, Jerome Bruner, Jean Château, Arminda Aberastury, Manoel Sarmento, entre outros, foram abordados objetivando efetiva compreensão do sentimento de infância, assim como viabilizar a análise em torno da função do brincar na sociedade contemporânea, bem como sua relação com a educação escolar e a psicanálise. Em todas as sociedades, é possível a verificação do brincar como parte integrante da infância. Atualmente, é recorrente o entendimento de que o brincar é uma característica infantil por excelência, e torna-se fundamental ao tratar de temáticas que cercam tal fenômeno, também entender o universo infantil e tratar de suas implicações no processo da brincadeira. Em suma, nas sociedades antigas os vínculos afetivos e sociais se davam, demasiadamente, por meio dos jogos e das brincadeiras. Na contemporaneidade, os jogos e as brincadeiras não somente são empregados como recurso para estreitar laços sociais e afetivos, mas o brincar assume funções como a Educativa, Terapêutica, Brincar- criança – desenvolvimento, Elo Capitalismo- brincar- criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Livânia Beltrão Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | O brincar | pt_BR |
dc.subject | Sociedade contemporânea | pt_BR |
dc.title | O brincar na sociedade contemporânea | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luzia Elias Bem.pdf | PDF - Luzia Elias Bem | 490.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.