Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1752
Título: Atividade antifúngica de plantas medicinais frente a espécies de Candida de interesse médico
Autor(es): Guimarães, Geovani Pereira
Palavras-chave: Plantas Medicinais
Candida
Fungos
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: O uso das plantas medicinais tem sido amplamente observado como base para a manutenção da saúde. É comum encontrar no gênero feminino patologias como candidíases oral e vulvovaginal ocasionadas por leveduras do gênero Candida. A crescente resistência aos antifúngicos usuais demanda por pesquisas de novas fontes, como as plantas medicinais. Objetivos: avaliar a atividade antifúngica de espécies vegetais de uso medicinal frente às principais espécies causadoras de candidíases oral e vulvovaginal. Metodologia: foram avaliados os extratos hidroalcoólicos a 70% de cinco plantas medicinais frente às espécies Candida albicans, C. guilliermondii, C. krusei, C. parapsilosis e C. tropicalis, utilizando-se o método de difusão em ágar com cilindros. Resultados: o extrato das folhas de braúna (Schinopsis brasiliensis Engl.) mostrou-se ativo frente às espécies testadas, e concentração inibitória mínima (CIM) na diluição de 25 e 50% frente a C. guilliermondii e C. parapsilosis respectivamente. Os extratos das demais plantas apresentaram-se inativos contra todas as leveduras testadas. Conclusão: indica-se o extrato da folha da braúna para posteriores estudos e utilização do mesmo ou de seu(s) ativo(s) na obtenção de medicamentos alternativos contra as candidíases vulvovaginal e oral causadas pelas referidas espécies de Candida estudadas.
Descrição: GUIMARÃES, G. P. Atividade antifúngica de plantas medicinais frente a espécies de Candida de interesse médico. 2010. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1752
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geovani Pereira Guimarães.pdfGeovani Pereira Guimarães592.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.