Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1754
Título: Da terra para o coração: A utilização de plantas medicinais em distúrbios cardíacos
Autor(es): Silva, Marcelly Nascimento
Palavras-chave: Plantas medicinais
Doença cardiovascular
Fitoterapia
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: As doenças cardiovasculares são um grande problema de saúde mundial, apontadas como uma das maiores causas de mortalidade e morbidade. O uso de terapias alternativas como o emprego de plantas medicinais é uma opção para esses pacientes devido ao fácil acesso, baixo custo e redução dos efeitos indesejáveis. Diante disso esta pesquisa visa resgatar o conhecimento popular de raizeiros sobre plantas medicinais utilizadas em distúrbios cardíacos. Foi feito um estudo etnobotânico exploratório, utilizando o método descritivo com abordagem quantitativa, que permitiu conhecer as plantas medicinais utilizadas em distúrbios cardíacos e traçar o perfil da população estudada através de um formulário aplicado aos raizeiros de Campina Grande-PB. Os dados sobre o perfil e as condições de trabalho da população estudada foram analisados utilizando-se o programa estatístico Epi Info 3.5.1. Foram estudados 18 raizeiros, sendo 66,7% do sexo feminino, com idades entre 30 e 75 anos. Percebeu-se que a maioria apresentava baixa escolaridade e não quiseram responder sobre a renda mensal familiar. Em relação ao tempo de trabalho, a maioria referiu trabalhar com plantas medicinais entre 10 e 25 anos e acima de 25 anos, verificou-se também que a maioria dos entrevistados adquiriu seu conhecimento sobre as propriedades medicinais com familiares e com as experiências diárias do contato com as plantas. Foram citadas 29 plantas medicinais ao todo. As mais prevalentes foram as espécies Rosmarinus officinalis L., Matricaria recutita L., Anethum graveolens L., Sambucus australis, Alpinia zerumbet, Pimpinella anisum L., Bauhinia forficata L. e Aeollanthus suaveolens. As pesquisas bibliográficas mostram que todas essas espécies de maneira direta ou indireta apresentam ação terapêutica em distúrbios cardíacos. Estudos como esse contribuem para um maior conhecimento da população e da comunidade científica sobre Plantas Medicinais, além de comprovar que o conhecimento empírico pode ser utilizado como fonte para estudos sobre os princípios ativos vegetais e sua ação farmacológica.
Descrição: SILVA, M. N. Da terra para o coração: A utilização de plantas medicinais em distúrbios cardíacos. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1754
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelly Nascimento Silva.pdfMarcelly Nascimento Silva644.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.