Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17540
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Vilmara Virgulino de Souza-
dc.date.accessioned2018-11-30T17:35:56Z-
dc.date.available2018-11-30T17:35:56Z-
dc.date.issued2018-06-27-
dc.identifier.issnCDD 303.385-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17540-
dc.descriptionRODRIGUES, V. V. S. Negrinha, Pixaim, A Cega e a Negra: literatura e questões étnico-raciais para a sala de aula. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo]pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho è uma sistematização, sob forma de proposta didática, de um conjunto de atividades que realizamos como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência † (PIBID). Tal proposta está centrada em uma sugestão didático-metodológica para a abordagem da temática do preconceito racial a partir do trabalho com os seguintes contos: Pixaim,de Cristiane Sobral, Negrinha, de Monteiro Lobato,eA Cega e a Negra, de MiriamAlvesos quais constituem o escopo de toda a proposta e que estarão, todavia, sendo postos em diálogo com outros textos, como vídeo, música e dinâmica que também possuem a mesma temática. Para subsidiar a nossa proposta, apoiamo-nos nas orientações de Antunes (2003), pontua que o professor não pode ausentar-se desse momento nem, tampouco, estar nele de modo superficial. O ensino da língua portuguesa também não pode afastar-se desses propósitos cívicos de tornar as pessoas cada vez mais críticas, mais participativas e atuantes, política e social. Candido (1995; 2002), Geraldi (1984) defende que a prática de análise linguística não deve se deter a uma mera ―limpeza‖ do texto do aluno, pelo contrário: ela deve aliar o trabalho com questões da gramática a outros aspectos inerentes ao texto, como a coesão, a coerência, a sua adequação aos objetivos almejados, a progressão temática, dentre outros, além do que está disposto nos documentos parametrizadores do ensino em nosso país e no estado da Paraíba. Nosso objetivo com a proposta a ser apresentada nesse trabalho é que, a partir da leitura efetiva do texto literário que aborda a temática do preconceito racial, não só possamos reiterar a importância da discussão das questões étnico-raciais em sala de aula, mas, sobretudo, contribuir para a formação de alunos abertos à diversidade cultural e respeitosos com as diferenças entre pessoas. Com isso, esperamos que nosso trabalho possa auxiliar outros professores que queiram discutir as questões étnico-raciais em sala de aula e fomentar o debate sobre o preconceito racial dentro e fora da escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipMarcelo Medeiros da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura afrodescendente brasileirapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleNegrinha, Pixaim, A Cega e a Negra: literatura e questões étnico-raciais para a sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vilmara Virgulino de Souza Rodrigues.pdfPDF - Vilmara Virgulino de Souza Rodrigues590.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.