Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17540
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Vilmara Virgulino de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-30T17:35:56Z | - |
dc.date.available | 2018-11-30T17:35:56Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-27 | - |
dc.identifier.issn | CDD 303.385 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17540 | - |
dc.description | RODRIGUES, V. V. S. Negrinha, Pixaim, A Cega e a Negra: literatura e questões étnico-raciais para a sala de aula. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho è uma sistematização, sob forma de proposta didática, de um conjunto de atividades que realizamos como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência † (PIBID). Tal proposta está centrada em uma sugestão didático-metodológica para a abordagem da temática do preconceito racial a partir do trabalho com os seguintes contos: Pixaim,de Cristiane Sobral, Negrinha, de Monteiro Lobato,eA Cega e a Negra, de MiriamAlvesos quais constituem o escopo de toda a proposta e que estarão, todavia, sendo postos em diálogo com outros textos, como vídeo, música e dinâmica que também possuem a mesma temática. Para subsidiar a nossa proposta, apoiamo-nos nas orientações de Antunes (2003), pontua que o professor não pode ausentar-se desse momento nem, tampouco, estar nele de modo superficial. O ensino da língua portuguesa também não pode afastar-se desses propósitos cívicos de tornar as pessoas cada vez mais críticas, mais participativas e atuantes, política e social. Candido (1995; 2002), Geraldi (1984) defende que a prática de análise linguística não deve se deter a uma mera ―limpeza‖ do texto do aluno, pelo contrário: ela deve aliar o trabalho com questões da gramática a outros aspectos inerentes ao texto, como a coesão, a coerência, a sua adequação aos objetivos almejados, a progressão temática, dentre outros, além do que está disposto nos documentos parametrizadores do ensino em nosso país e no estado da Paraíba. Nosso objetivo com a proposta a ser apresentada nesse trabalho é que, a partir da leitura efetiva do texto literário que aborda a temática do preconceito racial, não só possamos reiterar a importância da discussão das questões étnico-raciais em sala de aula, mas, sobretudo, contribuir para a formação de alunos abertos à diversidade cultural e respeitosos com as diferenças entre pessoas. Com isso, esperamos que nosso trabalho possa auxiliar outros professores que queiram discutir as questões étnico-raciais em sala de aula e fomentar o debate sobre o preconceito racial dentro e fora da escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Marcelo Medeiros da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Preconceito racial | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Literatura afrodescendente brasileira | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.title | Negrinha, Pixaim, A Cega e a Negra: literatura e questões étnico-raciais para a sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Vilmara Virgulino de Souza Rodrigues.pdf | PDF - Vilmara Virgulino de Souza Rodrigues | 590.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.