Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17541
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vilar, Raira de Farias | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-30T17:44:50Z | - |
dc.date.available | 2018-11-30T17:44:50Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-06 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370.152 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17541 | - |
dc.description | VILAR, R. F. As inteligências múltiplas: uma análise do filme “O enigma das cartas". 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende analisar a construção da cognição humana por meio da observação do desenvolvimento da personagem Sally, do filme “O enigma das cartas”, valendo-se da teoria das Inteligências Múltiplas, cujo criador – o psicólogo humanista Gardner – define como as possíveis capacidades que o ser humano pode desenvolver durante a vida. O estudo surgiu com inquietações em sala de aula sobre como as inteligências estão presentes em nosso dia a dia sem que as notemos, ou até sem que as conheçamos. Observando como o processo de aprendizagem é abordado em salas de aulas, buscamos compreender como os indivíduos aprendem e se desenvolvem cognitivamente. Para isso, buscamos analisar a obra cinematográfica dirigida por Michael Lessac no ano de 1993, como forma de representar a realidade por meio da arte. A partir da escolha do filme e da teoria, ressaltaremos como as construções sociais podem influenciar na ampliação das capacidades ou estagná-las. Para isso, nos valemos de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujo objeto de pesquisa, o filme, já foi analisado por diversos vieses da Psicologia sem, no entanto, ter sido trabalhado sob uma ótica educacional. Sendo assim, ao buscarmos suporte nas Inteligências Múltiplas, visamos mostrar que o desenvolvimento da cognição durante a infância é realizada de forma conjunta, a qual a multiplicidade de inteligências combinadas forma o ser único. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Rafael de Farias Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inteligências múltiplas | pt_BR |
dc.subject | O enigma das cartas (Filme) | pt_BR |
dc.subject | Cinema e Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem escolar | pt_BR |
dc.title | As inteligências múltiplas: uma análise do filme “O enigma das cartas" | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raira de Farias Vilar.pdf | PDF - Raira de Farias Vilar | 606.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.