Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1756
Título: Níveis pressóricos : avaliação de incidência de picos hipertensivos em populações atendidas pelo Laboratório Itinerante - LABIT
Autor(es): Silva, Gleidson Nayon Bezerra da
Palavras-chave: Hipertensão arterial
Medicina preventiva
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: O presente estudo objetiva avaliar a incidência de picos hipertensivos das populações atendidas nas ações de saúde e cidadania promovidas pelo Laboratório Itinerante (LABIT) da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Trata-se de um estudo transversal, do tipo descritivo, com abordagem quantitativa. Foram acompanhadas as aferições da pressão arterial de repouso nas ações que ocorreram no período de fevereiro a maio de 2012 e que totalizaram 108 atendimentos. A coleta dos dados muniu-se de questionário semi estruturado e para a obtenção dos valores da pressão arterial utilizou-se esfigmomanômetro devidamente calibrado e revisado antes de seu manuseio. O estudo trabalhou a incidência da hipertensão arterial, fatores de risco e atuação da enfermagem mediante a instalação do quadro hipertensivo, alertando não somente a população adulta jovem (foco do trabalho), mas também todos os hipertensos. Os resultados não implicaram valores preocupantes de picos hipertensivos na população atendida (com valores médios foram de 119,7 mmHg para P.A.S e 81,7 mmHg na P.A.D, sendo que 1,8% apresentou valores sistólicos acima de 150 mmHg e 2,8% valores diastólicos acima de 100 mmHg), mas ligaram o alerta para alguns fatores de risco, hábitos (tabagismo, alcoolismo, má alimentação) e os antecedentes familiares, que podem desencadeá-lo, visto que a média de idade entre os entrevistados variou dos 18 aos 39 anos e que a doença hipertensiva tende a aumentar com o avançar da idade. No que se diz respeito à hipertensão arterial, 23 (21,3%) afirmaram tê-la enquanto que 85 (78,7%) dos pesquisados apresentaram índices de normalidade da sua pressão arterial. A intervenção precoce seguida de um acompanhamento multiprofissional tornam-se então elementos indispensáveis para identificação e tratamento da doença hipertensiva antes do desenvolvimento de patologias associadas e incapacidade prévia das populações por elas acometidas. Novos estudos sobre essa temática possibilitaram novos horizontes não somente para pesquisa, mas principalmente para maiores atuações e intervenções a nível nacional.
Descrição: SILVA, G. N. B. da. Níveis pressóricos : avaliação de incidência de picos hipertensivos em populações atendidas pelo Laboratório Itinerante - LABIT. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1756
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gleidson Nayon Bezerra da Silva.pdfGleidson Nayon Bezerra da Silva504.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.