Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Thiago Lopes de-
dc.date.accessioned2018-12-03T17:49:53Z-
dc.date.available2018-12-03T17:49:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17562-
dc.descriptionLIMA, T. L. de. A categoria do espaço geográfico no ensino de Geografia: uma análise de sua utilização enquanto recurso didático. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é mostrar como a categoria geográfica, “o espaço”, torna-se um recurso didático significativo para o aprendizado do aluno, em particular ao ensino fundamental. A análise a este objeto se motiva por entendermos, que através de sua utilização seja uma forma de construir um ensino mais perceptivo do conhecimento geográfico. O professor através de sua mediação, neste contexto, torna-se essencial para o aprendizado do educando. Na contemporaneidade a utilização de meios didáticos, como o uso dos diferentes espaços, aparece como ferramentas de ensino que estimulam o interesse do aluno com relação ao conteúdo abordado em sala de aula. Esta análise foi construída por meio de um estágio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Benvindo, na área urbana do município de Guarabira no estado da Paraíba. A hipótese aqui apresentada originou-se com as observações em atividades desenvolvidas com as turmas do sexto e sétimo ano do ensino fundamental. Além do método empírico para o desenvolvimento deste estudo qualitativo, utilizamos entrevistas em forma de questionários abertos e pesquisas bibliográficas. Como resultado desta análise, percebemos que o espaço geográfico, enquanto recurso didático é bastante relevante no que diz respeito ao ensino-aprendizagem. Além de fácil compreensão do conteúdo, socializa os envolvidos, entre outros pontos que merece uma reflexão. Deste modo, cabe-nos como educadores e pesquisadores refletirmos sobre os diferentes modos de utilização do espaço geográfico para suprir as necessidades do homem em seu meio.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luiz Arthur Pereira Saraivapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEspaço geográficopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.titleA categoria do espaço geográfico no ensino de Geografia: uma análise de sua utilização enquanto recurso didáticopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Lopes de Lima.pdfPDF - Thiago Lopes de Lima5.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.