Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17562
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Thiago Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-03T17:49:53Z | - |
dc.date.available | 2018-12-03T17:49:53Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17562 | - |
dc.description | LIMA, T. L. de. A categoria do espaço geográfico no ensino de Geografia: uma análise de sua utilização enquanto recurso didático. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é mostrar como a categoria geográfica, “o espaço”, torna-se um recurso didático significativo para o aprendizado do aluno, em particular ao ensino fundamental. A análise a este objeto se motiva por entendermos, que através de sua utilização seja uma forma de construir um ensino mais perceptivo do conhecimento geográfico. O professor através de sua mediação, neste contexto, torna-se essencial para o aprendizado do educando. Na contemporaneidade a utilização de meios didáticos, como o uso dos diferentes espaços, aparece como ferramentas de ensino que estimulam o interesse do aluno com relação ao conteúdo abordado em sala de aula. Esta análise foi construída por meio de um estágio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Benvindo, na área urbana do município de Guarabira no estado da Paraíba. A hipótese aqui apresentada originou-se com as observações em atividades desenvolvidas com as turmas do sexto e sétimo ano do ensino fundamental. Além do método empírico para o desenvolvimento deste estudo qualitativo, utilizamos entrevistas em forma de questionários abertos e pesquisas bibliográficas. Como resultado desta análise, percebemos que o espaço geográfico, enquanto recurso didático é bastante relevante no que diz respeito ao ensino-aprendizagem. Além de fácil compreensão do conteúdo, socializa os envolvidos, entre outros pontos que merece uma reflexão. Deste modo, cabe-nos como educadores e pesquisadores refletirmos sobre os diferentes modos de utilização do espaço geográfico para suprir as necessidades do homem em seu meio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luiz Arthur Pereira Saraiva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Espaço geográfico | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.title | A categoria do espaço geográfico no ensino de Geografia: uma análise de sua utilização enquanto recurso didático | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thiago Lopes de Lima.pdf | PDF - Thiago Lopes de Lima | 5.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.