Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17568
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais, Niedja Jaiane Nascimento de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T16:54:17Z | - |
dc.date.available | 2018-12-05T16:54:17Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-20 | - |
dc.identifier.issn | CDD 028 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17568 | - |
dc.description | MORAIS, N. J. N. Práticas de leitura de idosos na biblioteca pública municipal de Monteiro-PB . 2018. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo identificar entre os usuários que frequentam a biblioteca de Monteiro, se há leitores que poderiam ser inseridos na faixa etária dos idosos, a fim de, em última instância, refletir sobre as práticas de leitura nessa idade. Esse trabalho se caracteriza como de natureza predominantemente qualitativa e utiliza dados numéricos em partes das análises. Para a consecução dos objetivos, foram realizadas visitas à referida biblioteca, a fim de coletar informações sobre o espaço e também realizar a coleta dos dados: compostas pelas fichas de cadastro dos usuários. Essas fichas apresentam, entre outras informações, a lista de todos os empréstimos realizados pelos leitores entre janeiro/2014 e maio/2017. Para fundamentar a pesquisa, foram utilizadas as contribuições teóricas de alguns autores, entre eles: Chartier (1996; 1999a;1999b;2002) Horellou-Lafarge e Segré (2010) Battles (2003), Espíndula (2015). A análise dados concentrou-se no primeiro momento nos dados coletados com as fichas de empréstimos de todos os usuários. Para fins de categorização e com base nas informações constantes nessas fichas, realizou-se uma análise para identificar quem eram os usuários, após isso, divididos os leitores em categorias com o intuito de averiguar o vínculo com a educação formal, as categorias foram estudantes, não estudantes e não informado. Diante dessa divisão, identificamos que, neste período de 03 (três) anos e meio, 41 (quarenta e um) pessoas utilizaram o serviço de empréstimos e efetuaram 196 empréstimos no total, sendo desse total 83 empréstimos realizados por um leitor idoso, constatou-se que o público que mais frequenta a biblioteca é o público vinculado à escola, porém a maior parte dos empréstimos são realizados pelo público que não possui vínculo escolar. Realizamos também duas entrevistas semiestruturadas com os leitores idosos. Diante das análises, constatarmos, em primeiro lugar registrar a existência de leitores na biblioteca, e ainda que nesse momento os leitores que não estão incluídos na categoria dos não- estudantes apresentam uma porcentagem de empréstimos mais elevado do que os usuários incluídos na categoria dos estudantes. Além disso, possível verificar, na história de leitura dos idosos e nas suas formas de se relacionar com a biblioteca, que não há uma relação estreita entre leitura e o ensino formal dado que as motivações para buscar a biblioteca são de caráter pessoal; esse espaço não é a única fonte de acesso a materiais de leitura desse público. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Danielly Vieira Inô Espíndula | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitores idosos | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca municipal | pt_BR |
dc.subject | Práticas de leitura | pt_BR |
dc.subject | Terceira Idade | pt_BR |
dc.title | Práticas de leitura de idosos na biblioteca pública municipal de Monteiro-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Niedja Jaiane Nascimento de Morais.pdf | PDF - Niedja Jaiane Nascimento de Morais | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.