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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17569
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Adriana Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T16:57:41Z | - |
dc.date.available | 2018-12-05T16:57:41Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17569 | - |
dc.description | SILVA, A. P. Paulo Freire e o conceito de educação popular como resultado do ensino-aprendizagem. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desse trabalho é o de investigar o conceito de educação popular como resultado do ensino-aprendizagem, a partir das ideias de Paulo Freire. Para desenvolvermos nosso trabalho partimos do conceito e do surgimento da educação popular na perspectiva de Freire e Nogueira (2005). Apoiados pelas ideias de Libâneo (2008) e Arruda Aranha (2006), vimos que a educação popular se circunscreve entre a educação não-formal e informal, fazendo-se a saber que esses dois tipos de educação tem menor grau de intencionalidade, vivenciada no dia a dia das pessoas. A educação popular surge como resultado do fracasso da educação pública. Em seguida, relacionamos a educação popular à conscientização, uma das temáticas centrais da pedagogia de Freire (2006). Por último, inserimos a discussão envolvendo a educação popular contrastando as atuações dos “técnicos” e dos educadores populares. Nessa perspectiva, utilizamos, baseados em Freire (2011), os conceitos de educação bancária como guia da ação dos “técnicos” e da “educação problematizadora” como orientadora da ação dos educadores populares. Nesses contrastes, percebemos que o resultado da ação dos técnicos ao construir muros entre o ensino e a aprendizagem, favorece um tipo de deformação pedagógica na qual há a naturalização e perpetuação das desigualdades. Em contrapartida, a ação/reflexão construída pelos educadores e o povo das comunidades, encoraja a transformação social em vista da humanização da sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Otacílio Gomes da Silva Neto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Paulo Freire e o conceito de educação popular como resultado do ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
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