Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Larissa Paula Ferreira de-
dc.date.accessioned2018-12-05T18:01:09Z-
dc.date.available2018-12-05T18:01:09Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.identifier.issnCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17572-
dc.descriptionSOARES, L. P. F. Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade: reflexões teóricas sobre a prática escolar. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo]pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo consiste em analisar as práticas educativas a partir da perspectiva da interdisciplinaridade, da transdisciplinaridade e da multidisciplinaridade, evidenciando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Diante dessa reflexão propõem-se uma ressignificação destes paradigmas a partir das mudanças educacionais do século XXI e com isso, validar os novos conceitos a partir da prática pedagógica. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo através de leituras, produção de fichamentos, textos, entre outros para refletir sobre a conceituação da inter, multi, transdisciplinaridade recorremos aos pressupostos teóricos de Arruda (2014), Brasil (1998), Cool (2006), Coimbra (2000), Fazenda (1998), (2006) Freire (2010), (2005), Zabala (2002) entre outros, endossando a discussão acerca das contribuições que os paradigmas supracitados ofertam para uma formação docente com inovação pedagógica, tomando como eixos de estudo o diálogo nas atividades escolares. Portanto, os conceitos que são analisados é uma base para que as práticas docentes proporcionem atividades que extrapolem os muros da escola e que as atividades realizadas tenham diálogo com outra disciplina, de modo contextualizado, e que oportunizem aos estudantes o desenvolvimento da capacidade de trabalho autônomo, colaborativo e o espírito crítico, o que implica na utilização de estratégias pedagógicas inovadoras que promovam a capacidade da autoaprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipChristina Gladys de Mingarelipt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMultidisciplinaridadept_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade: reflexões teóricas sobre a prática escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Paula Ferreira de Sousa.pdfPDF - Larissa Paula Ferreira de Sousa601.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.