Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17572
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Larissa Paula Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T18:01:09Z | - |
dc.date.available | 2018-12-05T18:01:09Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-26 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17572 | - |
dc.description | SOARES, L. P. F. Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade: reflexões teóricas sobre a prática escolar. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo consiste em analisar as práticas educativas a partir da perspectiva da interdisciplinaridade, da transdisciplinaridade e da multidisciplinaridade, evidenciando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Diante dessa reflexão propõem-se uma ressignificação destes paradigmas a partir das mudanças educacionais do século XXI e com isso, validar os novos conceitos a partir da prática pedagógica. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo através de leituras, produção de fichamentos, textos, entre outros para refletir sobre a conceituação da inter, multi, transdisciplinaridade recorremos aos pressupostos teóricos de Arruda (2014), Brasil (1998), Cool (2006), Coimbra (2000), Fazenda (1998), (2006) Freire (2010), (2005), Zabala (2002) entre outros, endossando a discussão acerca das contribuições que os paradigmas supracitados ofertam para uma formação docente com inovação pedagógica, tomando como eixos de estudo o diálogo nas atividades escolares. Portanto, os conceitos que são analisados é uma base para que as práticas docentes proporcionem atividades que extrapolem os muros da escola e que as atividades realizadas tenham diálogo com outra disciplina, de modo contextualizado, e que oportunizem aos estudantes o desenvolvimento da capacidade de trabalho autônomo, colaborativo e o espírito crítico, o que implica na utilização de estratégias pedagógicas inovadoras que promovam a capacidade da autoaprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Christina Gladys de Mingareli | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Multidisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade: reflexões teóricas sobre a prática escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Larissa Paula Ferreira de Sousa.pdf | PDF - Larissa Paula Ferreira de Sousa | 601.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.