Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaciel, Genilson Messias dos Santos-
dc.date.accessioned2018-12-05T18:04:10Z-
dc.date.available2018-12-05T18:04:10Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.identifier.issnCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17573-
dc.descriptionMACIEL, G. M. S. O medo nas fronteiras do ensino-aprendizagem segundo Paulo Freire . 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo]pt_BR
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa é a de investigar, dentro de uma abordagem filosófica, o conceito de medo e suas causas e consequências no ensino-aprendizagem, na concepção do educador Paulo Freire. Partiremos de uma abordagemsobre o medo segundo esse autor, em sua obra escrita em forma de diálogo com o educador Ira Shor (2011): “Medo e ousadia: o cotidiano do professor”. O nosso intuito é o de entender como o medo foi parte da experiência de vida de Paulo Freire,e como ele esclarece os seus medos a partir de sua vivência. Em seguida, analisaremos as causas do medo tendo por base as obras: “Medo e ousadia” e a “Pedagogia do oprimido”.Em “Medo e ousadia” discutiremos as causas do medo enfrentadas por educadores através dos exemplos narrados por Freire e Shor (2011). Na “Pedagogia do oprimido”, analisaremos as causas do medo em relação com a ausência da liberdade. Concluiremos a nossa pesquisa apresentando as formas de superações do medo e a liberdade como uma conquista, através de um ensino-aprendizagem guiado por uma educação libertadora e problematizadora.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtacílio Gomes da Silva Netopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Libertadorapt_BR
dc.subjectMedo (Abordagem filosófica)pt_BR
dc.titleO medo nas fronteiras do ensino-aprendizagem segundo Paulo Freirept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Genilson Messias dos Santos Maciel.pdfPDF - Genilson Messias dos Santos Maciel486.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.