Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17573
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maciel, Genilson Messias dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T18:04:10Z | - |
dc.date.available | 2018-12-05T18:04:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-26 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17573 | - |
dc.description | MACIEL, G. M. S. O medo nas fronteiras do ensino-aprendizagem segundo Paulo Freire . 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo dessa pesquisa é a de investigar, dentro de uma abordagem filosófica, o conceito de medo e suas causas e consequências no ensino-aprendizagem, na concepção do educador Paulo Freire. Partiremos de uma abordagemsobre o medo segundo esse autor, em sua obra escrita em forma de diálogo com o educador Ira Shor (2011): “Medo e ousadia: o cotidiano do professor”. O nosso intuito é o de entender como o medo foi parte da experiência de vida de Paulo Freire,e como ele esclarece os seus medos a partir de sua vivência. Em seguida, analisaremos as causas do medo tendo por base as obras: “Medo e ousadia” e a “Pedagogia do oprimido”.Em “Medo e ousadia” discutiremos as causas do medo enfrentadas por educadores através dos exemplos narrados por Freire e Shor (2011). Na “Pedagogia do oprimido”, analisaremos as causas do medo em relação com a ausência da liberdade. Concluiremos a nossa pesquisa apresentando as formas de superações do medo e a liberdade como uma conquista, através de um ensino-aprendizagem guiado por uma educação libertadora e problematizadora. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Otacílio Gomes da Silva Neto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Libertadora | pt_BR |
dc.subject | Medo (Abordagem filosófica) | pt_BR |
dc.title | O medo nas fronteiras do ensino-aprendizagem segundo Paulo Freire | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Genilson Messias dos Santos Maciel.pdf | PDF - Genilson Messias dos Santos Maciel | 486.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.