Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1760
Título: A sexualidade de pessoas com deficiência física: uma revisão integrativa
Autor(es): Moura, Anny Kelly Felix de
Palavras-chave: Pessoa com deficiência física
Sexualidade
Revisão integrativa
Enfermagem
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: Introdução: A partir da Constituição de 1988, as pessoas com deficiência passaram a ter seus direitos e deveres assegurados em lei, sendo a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios responsáveis por assegurar saúde e assistência pública de qualidade a essa população. No entanto, no que concerne a sexualidade dessa população, ao que ainda se observa, parece não ser um direito de todos, mesmo estando intrínseca no ser social. Objetivos: Conhecer os aspectos relacionados à sexualidade de pessoas com deficiência física que estão sendo investigados nas pesquisas científicas. Metodologia: Tratou-se de um estudo de revisão integrativa, realizou-se busca dos artigos na Biblioteca Virtual em Saúde, entre os meses de março e abril de 2012. Foram selecionados os artigos que estavam disponíveis na íntegra gratuitamente e nos idiomas português, inglês ou espanhol, que atenderam aos objetivos da pesquisa e publicados nos últimos 15 anos. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, conforme preconiza Minayo. Resultados: Foram encontrados 12 documentos, mas apenas 5 responderam ao objetivo da pesquisa. Os artigos foram analisados e identificados por 4 categorias temáticas e suas conseqüentes subcategorias. As categorias obtidas foram: Função sexual; (In) conformação às condições físicas e sociais; Cateterismo vesical e Interferências sociais. Considerações finais: Os estigmas gerados ao longo do tempo dificultam a prestação de assistência adequada às pessoas com deficiência, portanto o sentimento de incapacidade passa a ser companheiro frequente no que diz respeito, principalmente, à sexualidade dessa população.
Descrição: MOURA, A. K. F. de. A sexualidade de pessoas com deficiência física: uma revisão integrativa. 2012. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1760
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anny Kelly Felíx de Moura.pdfAnny Kelly Felíx de Moura315.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.