Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Gabriely Balbino de Souza-
dc.date.accessioned2018-12-07T17:55:27Z-
dc.date.available2018-12-07T17:55:27Z-
dc.date.issued2018-05-02-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17611-
dc.descriptionCOSTA, G. B. de S. Avaliação do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na produção acadêmica dos cursos de licenciatura em Geografia da UEPB e da UFCG. 2018. 45p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, é um programa do governo federal que visa contribuir para o processo de formação docente a partir de uma vivência da teoria e prática, conectando os saberes da universidade a escola fazendo com que os licenciando sejam agentes do espaço escolar através da prática e da pesquisa no ensino de Geografia. O objetivo desta pesquisa é avaliar o impacto do programa Institucional de Iniciação à Docência no desenvolvimento de pesquisa em ensino de Geografia nas universidades Estadual da Paraíba – UEPB- campus I/ Campina Grande e a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG – campus I. E como objetivos específicos avaliar a produção de trabalhos de conclusão de curso sobre o ensino de Geografia nas duas universidades e a produção de trabalhos publicados em eventos e periódicos do coordenador do Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. A pesquisa caracteriza-se por sua forma de abordagem como quantitativa/ qualitativa, com estudos bibliográficos, análise documental dos dados da CAPESDE DO MEC e documentos dos subprojetos institucionais das universidades de ensino. A fundamentação teórica foi baseada em autores que contribuíram para o tema em questão como: Callai (2000,2013); Demo (2011); Abreu (2013); Nóvoa (2007, 2009), entre outros. Como resultado desta pesquisa, conclui-se que a produção acadêmica de pesquisa em ensino de Geografia teve um crescimento progressivo, tendo em vista que houve uma queda no ano de 2014, mas se elevou e voltou a produzir chegando a atingir em 2016, 63% das suas produções acadêmicas. Enquanto que na Universidade Federal de Campina Grande –UFCG, pelo fato de ser um curso novo, já tinha projetos de pesquisa e extensão na área de ensino em Geografia. Mas seus resultados não superaram os da Universidade Estadual da Paraíba UEPB na produção de ensino mesmo o programa sendo institucionalizado no mesmo ano em ambas as universidades. Com esta pesquisa, deseja-se que estes resultados sirvam como base na produção de ensino em Geografia para uma avaliação da passagem o programa, tendo como incentivador o PIBID e os professores formadores para que esta atividade seja mais fortalecida nessas instituições.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rafael Albuquerque Xavier.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectProgramas educacionaispt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBID)pt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleAvaliação do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na produção acadêmica dos cursos de licenciatura em Geografia da UEPB e da UFCGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriely Balbino de Souza Costa.pdf545.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.