Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1762
Título: Percepção da equipe de enfermagem quanto à implementação de medidas de biossegurança em UTIs
Autor(es): Sousa, Thamires Paulo de
Palavras-chave: Prática profissional
Biossegurança
Riscos ocupacionais
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: A adoção de medidas de biossegurança nas atividades profissionais tem sido um desafio para a equipe de enfermagem. O ambiente estressante, a quantidade de pacientes, a carga horária de trabalho tem dificultado essa adesão aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), nas UTIs. Este estudo teve como objetivos: investigar o conhecimento da equipe de enfermagem quanto a implementação de medidas de biossegurança em UTIs e descrever as medidas de biossegurança adotadas pela equipe de enfermagem durante a assistência prestada aos pacientes. O estudo foi do tipo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com os enfermeiros e técnicos de enfermagem das UTIs adulto de duas instituições hospitalares da rede pública do município de Campina Grande – PB. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário estruturado e através da observação direta das atividades executadas pela equipe de enfermagem nas UTIs onde trabalhavam 102 profissionais. Os resultados mostraram que a maioria da amostra tinha conhecimento sobre as medidas de biossegurança, mesmo assim não usavam os EPIs em todos os procedimentos. Observou-se que a prática do reencape de agulhas foi realizada por alguns técnicos de enfermagem, fato considerado preocupante, partindo do pressuposto que estavam pondo em risco sua saúde. Constatou-se que os profissionais participantes sabiam da importância de aderir ao uso de quimioprofilaxia caso se acidentassem, mas, apenas os enfermeiros demonstraram maior adesão ao procedimento, visto que 33,3% fizeram o uso, enquanto que apenas 17,2 % dos técnicos aderiram à medicação, admitindo assim pouco conhecimento em relação à biossegurança e prevenção de doenças. Desse modo, faz-se necessário uma implementação de programas e conscientização sobre os riscos que os profissionais de enfermagem estão expostos, visando assim alertar as novas estratégias educativas para aumentar a adesão de medidas de biossegurança nas atividades profissionais de enfermagem.
Descrição: SAUSA, T. P. de. Percepção da equipe de enfermagem quanto à implementação de medidas de biossegurança em UTIs. 2012. 28f. Trabolho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1762
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thamires Paulo de Sousa.pdfThamires Paulo de Sousa498.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.