Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1763
Título: Detecção de estruturas de enteroparasitas em amostras de alfaces (lactuva sativa) comercializadas em Campina Grande, Paraíba
Autor(es): Santos, George Luís Dias dos
Palavras-chave: Hortaliças
Enteroparasitas
Protozoários
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: A pesquisa teve como objetivo diagnosticar a ocorrência qualitativa de estruturas enteroparasitárias, infectantes ao homem, em alfaces (Lactuva sativa L), variedade crespa, provenientes da comercialização em supermercados, comparando com dados obtidos numa pesquisa realizada na feira Central, ambos localizados no município de Campina Grande-PB (Brasil). Foi evidenciado uma positividade de 100% de contaminação nas amostras de alfaces oriundas dos supermercados com cistos de protozoários e ovos e larvas de helmintos. A comparação realizada entre a atual pesquisa e a de Nóbrega (2002) pode-se observar que não existe diferenças em adquirir alfaces provenientes tanto de feiras livres quanto de supermercados, pois ambos apresentaram as mesmas estruturas enteroparasitárias, exceto os ovos de Trichuris sp. somente averiguados em amostras da Feira Central. Tal realidade pode acarretar na disseminação de enteroparasitas tanto pelo manipulador quanto pela população consumidora de hortaliças cruas, podendo acometer a população com problemas de saúde pública.
Descrição: SANTOS, G. L. D. dos. Detecção de estruturas de enteroparasitas em amostras de alfaces (lactuva sativa) comercializadas em Campina Grande, Paraíba. 2012. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1763
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - George Luís Dias dos Santos.pdfGeorge Luís Dias dos Santos247.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.