Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Katiana Lourenço-
dc.date.accessioned2018-12-10T15:57:43Z-
dc.date.available2018-12-10T15:57:43Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17630-
dc.descriptionNUNES, K. L. Geografia e Libras: um estudo sobre o ensino da Cartografia para estudantes surdos/as. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA Geografia é a ciência que tem como um dos seus objetos de estudo, o espaço; a Cartografia se constitui como uma técnica de representação do espaço real. Nessa perspectiva, é importante salientar que o ensino da cartografia escolar é de suma importância para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Dessa maneira, a presente pesquisa teve como objetivo identificar as especificidades do ensino de Geografia para surdos, fazendo um recorte e tendo como foco os conteúdos cartográficos, buscando identificar quais são as dificuldades enfrentadas pelos professores em trabalhar os conteúdos cartográficos em sala de aula com Surdos. A metodologia iniciou-se com uma revisão de literatura, abordando materiais que dialogam sobre o tema proposto, tomando como referências os estudos de Lulkin (2016) Mantoan (2011) entre outros autores, como segunda etapa metodológica do estudo realizou-se uma pesquisa de campo em duas escolas da rede pública de ensino localizadas na cidade de Guarabira-PB, sendo uma da rede municipal, e outra da rede estadual. Diante dos dados coletados é perceptível que ainda são muito pertinentes as dificuldades na inclusão de alunos Surdos na escola de ensino regular, há problemas de infraestrutura nas escolas, nos currículos, que não contemplam as necessidades educacionais dos alunos, e, sobretudo problemas na formação docente. Assim, tais questões refletem na aprendizagem dos alunos, principalmente dos Surdos que possuem uma língua e cultura própria, necessitando de adaptações que ultrapassam a presença de um interprete de Libras, para que consigam compreender os conteúdos e relacionar o mesmo com seu cotidiano.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francyllayans Karla da Silva Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleGeografia e Libras: um estudo sobre o ensino da Cartografia para estudantes surdos/aspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Katiana Lourenço Nunes.pdfPDF - Katiana Lourenço Nunes4.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.