Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17634
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Mayra de Fátima | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-10T16:01:17Z | - |
dc.date.available | 2018-12-10T16:01:17Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17634 | - |
dc.description | CAVALCANTE, M. de F. O livro didático e o ensino das variações linguísticas: uma análise sob a visão sociolinguística. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aponta para o livro didático e o ensino de Língua Portuguesa na perspectiva sociolinguística. Para tanto, foram consultados os PCN de Língua Portuguesa (1998), bem como os escritos de autores como Antunes (2009), Bagno (2006, 2007, e 2013), Coelho (2010), Gnerre (2003), Cezario e Votre (2011), Monteiro (2000) e Tarallo (1985), os quais discorrem acerca do ensino de Língua Portuguesa em correspondência com o estudo das variações linguísticas, de forma a considera-las tão importantes quanto a linguagem estabelecida na gramática normativa. Nessa direção, o foco deste trabalho consiste em analisar o ensino das variações linguísticas a partir de três livros de Língua Portuguesa do 6ºano: Português Linguagens de William Cereja e Thereza Cochar; Singular & Plural de Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar e Shirley Goulart; e Projeto Teláris de Ana Trinconi Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi, suas contribuições e considerações, o que promove uma reflexão acerca do ensino dessas variações como forma de atenuar o preconceito linguístico. Desse modo, busca-se ressaltar novas pedagogias e práticas educativas que permitam ao aluno desmistificar a ideia de que a Língua Portuguesa se resume apenas à gramática normativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Danielle dos Santos Mendes Coppi | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | O livro didático e o ensino das variações linguísticas: uma análise sob a visão sociolinguística | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mayra de Fátima Cavalcante.pdf | PDF - Mayra de Fátima Cavalcante | 5.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.