Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17648
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Jardyele de Lucena-
dc.date.accessioned2018-12-10T16:16:14Z-
dc.date.available2018-12-10T16:16:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 801.92-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17648-
dc.descriptionSANTOS, J. de L. Os Contos de fadas e a leitura: desafios e possibilidades. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema central os contos de fadas como metodologia facilitadora no processo de aquisição da leitura, por meio dele são trazidas para a reflexão a importância do trabalho com a literatura infantil, mais especificamente com os contos de fada, para o desenvolvimento da criança. Diante disso, o mesmo traz para a problematização se, de fato, há uma contribuição dos contos de fada no desenvolvimento da criança nos âmbitos social, emocional e cognitivo. No intuito de discorrer sobre esse assunto a abordagem metodológica adotada foi a de cunho qualitativo apoiada nos pressupostos da pesquisa bibliográfica, uma vez que a mesma objetiva discorrer sobre a importância do trabalho com os contos de fadas e sua implicação no desenvolvimento da criança. Foi realizada uma pesquisa com professores de escolas públicas do município de Guarabira, na Paraíba, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário de múltipla escolha. Ficou evidente, a partir dos pressupostos teóricos demonstrados no decorrer do texto que a inserção desse tipo de estimulo para os alunos é quase como um é dever de todos, principalmente do professor, pois os contos de fadas são um caminho que leva a criança a desenvolver a criança nos âmbitos: cognitivo, social e emocional de forma significativa. Autores como Abramovich (2006), Prado (2003), Villardi (1999), Reyes (2012), dentre outros autores que discutem a temática em estudo, foram de grande valia para o embasamento teórico. Apresentados ainda os dados obtidos na pesquisa seguidos de uma análise dos mesmos. Por fim concluímos este trabalho com a percepção de que o trabalho com os contos de fadas é uma estratégia que permite a criança desenvolver-se integralmente através de uma maneira lúdica e repleta de encantamento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.titleOs Contos de fadas e a leitura: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jardyele de Lucena Santos.pdfPDF - Jardyele de Lucena Santos5.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.