Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1765
Título: Atividade antifúngica de espécies vegetais do semiárido frente ao Asperisporium caricae, agente etiológico da pinta preta do mamoeiro
Autor(es): Gonzaga, Samila Marques Ramos
Palavras-chave: Controle de pragas
Mamoeiro
Plantas Medicinais
Data do documento: 27-Ago-2013
Resumo: A procura por novos agentes antimicrobianos, a partir de plantas, é intensa devido à crescente resistência dos microorganismos patogênicos frente aos produtos sintéticos. Além disso, o uso irracional de pesticidas à longo prazo, causa impactos negativos para a sociedade e para o meio ambiente devido à efeitos adversos causados pelos resíduos químicos, e em conseqüência disso, estratégias atuais da agricultura vem buscando métodos alternativos para controle de doenças e pestes, visando causar menos danos a saúde humana e ao meio ambiente. Como enfocado na pesquisa, a varíola do mamoeiro (pinta preta) é uma fitopatologia de importância fitossanitária e social, pois o mamoeiro é uma das plantas tropicais de maior importância na produção nacional e mundial de fruteiras, sendo o Brasil o maior produtor mundial de mamão. Trabalhos desenvolvidos com extratos fluidos, obtidos a partir de plantas medicinais têm indicado o potencial das mesmas no controle de fitopatógenos. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a atividade antimicrobiana dos extratos das espécies vegetais do semiárido de Bauhinia cheilantha, Sideroxylon obtusifolium, Egletes viscosa, Operculina macrocarpa, Amburana cearensis, Cnidoscolus phyllacanthus, Heliotropium elongatum, frente ao fungo Asperisporium caricae, responsável pela pinta preta do mamoeiro. A atividade antimicrobiana foi determinada pelo método de difusão em placas com meio sólido, processo cavidade-placa. O resultado final foi determinado pela média aritmética do tamanho dos halos de inibição (mm) dos valores obtidos dos dois ensaios.
Descrição: GONZAGA, S. M. R. Atividade antifúngica de espécies vegetais do semiárido frente ao Asperisporium caricae, agente etiológico da pinta preta do mamoeiro. 2010. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1765
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samila Marques Ramos Gonzaga.pdfSamila Marques Ramos Gonzaga930.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.