Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Paula Paulino da-
dc.date.accessioned2018-12-11T16:11:29Z-
dc.date.available2018-12-11T16:11:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 320.56-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17662-
dc.descriptionSILVA, P. P. da. A representação da mulher negra no currículo do curso de Pedagogia do CH-UEPB. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia teve como objetivo investigar a representação da mulher negra no currículo do curso de Pedagogia do CH-UEPB. A necessidade de pesquisa dessa temática é urgente, uma vez que, vivemos em uma sociedade que inferioriza e invisibiliza as mulheres negras e nesse sentido, cabe refletir acerca das problemáticas que acometem a vida dessa população e discutir como um currículo multicultural que insira essa temática pode ser instrumento de uma mudança na mentalidade social, em que ao o racismo e os estereótipos negativos contra as mulheres negras estão enraizados. No que tange embasamento teórico, a pesquisa está fundamentada em Werneck (2010), Gonzalez (1984), Crenshaw (2002), Silva (2000), Carneiro (2011), dentre outros. Quanto à metodologia, foi utilizada a análise de cunho qualitativo, por meio de pesquisa documental cuja fonte de análise foi o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia do CH-UEPB. Também foram feitas pesquisas em materiais bibliográficos e webgráficos. Nesse sentido buscou-se com esse trabalho discutir acerca da realidade de opressões a qual estão inseridas as mulheres negras e a importância de um currículo multicultural com o objetivo de contribuir para uma mudança da mentalidade social que naturaliza a inferiorização dessa população. Sendo assim, esse trabalho buscou apontar o curso de Pedagogia e o espaço universitário como um cenário de discussão de uma temática tão importante na busca por uma reflexão acerca da realidade desigual socialmente a qual estão submetidas às mulheres negras.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ivonildes da Silva Fonsecapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCurrículo - mulher negrapt_BR
dc.subjectInvisibilidade social - mulher negrapt_BR
dc.subjectPedagogia - mulher negrapt_BR
dc.titleA representação da mulher negra no currículo do curso de Pedagogia do CH-UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Paulino da Silva.pdfPDF - Paula Paulino da Silva4.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.