Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17670
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Nayse Andrea Enedino de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-11T16:18:27Z | - |
dc.date.available | 2018-12-11T16:18:27Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17670 | - |
dc.description | BRITO, N. A. E. de. O uso das histórias em quadrinhos no cotidiano do ensino de Geografia nas séries finais do Fundamental I. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo dessa pesquisa é investigar como o uso das histórias em quadrinhos contribui para a cotidianidade do ensino de Geografia nas series finais do fundamental I. Nesse sentido, indagamos como as histórias em quadrinhos podem disponibilizar elementos do cotidiano e tornar o ensino da Geografia proveitoso e dinâmico diante do processo de ensino e aprendizagem. A abordagem metodológica desta pesquisa configurou-se como de caráter bibliográfica, qualitativa e exploratória. O instrumento escolhido para coleta de dados foi à observação participante e intervenção por meio da oficina pedagógica. Os sujeitos desta pesquisa foram os alunos do 5º ano, da escola Disney-Pensando no Futuro, situada no município de Alagoa Grande, no Estado da Paraíba. Como embasamentos teóricos utilizamos os autores Duarte (2016); Santos e Vergueiro (2012), Pontuschka (2010), Cavalcanti (2010), Callai (2010), Kaercher (2007 e 2010), Calazans (2008), Callai e Azambuja (2010). Os resultados deste trabalho apontam que as histórias em quadrinhos enquanto recurso metodológico se bem trabalhado pelo professor, colabora significativamente no processo de ensino e aprendizagem, como também contribui para com o que os alunos se sintam estimulados e assimilem com uma maior facilidade os conteúdos geográficos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Cotidianidade no ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.title | O uso das histórias em quadrinhos no cotidiano do ensino de Geografia nas séries finais do Fundamental I | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Nayse Andrea Enedino de Brito.pdf | PDF - Nayse Andrea Enedino de Brito | 5.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.