Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17684
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira Neto, Antonio-
dc.date.accessioned2018-12-11T23:22:51Z-
dc.date.available2018-12-11T23:22:51Z-
dc.date.issued2018-06-29-
dc.identifier.issnCDD 372.86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17684-
dc.descriptionFERREIRA NETO, A. Jogos e brincadeiras como resgate da cultura: construção de brinquedos. 2018. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho traz a importância do brincar. As brincadeiras e os brinquedos auxiliando no desenvolvimento da criança em seus vários aspectos, ocupando um importante papel dentro do mundo infantil. Mostra os benefícios que as brincadeiras do tempo de nossos avós e pais podem trazer as crianças. Também é importante destacar, as brincadeiras atuais e o que elas vêm proporcionando as nossas crianças. Brincadeiras essas, que na maioria das vezes são acompanhadas de brinquedos eletrônicos. Como primeira tarefa proporcionou-se aos alunos uma roda de conversa, cujo objetivo foi verificar o conhecimento que cada aluno tinha sobre o conhecimento que possuíam sobre os brinquedos e brincadeiras antigas. As atividades foram desenvolvidas em seis oficinas de trabalho, seguindo suas especificidades próprias. Materiais considerados descartáveis, aliados à criatividade, espontaneidade e da liberdade de expressão, viabilizaram momentos de encantamento pelas brincadeiras. A aplicação do resgate de jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física, é um meio de estimular, analisar e avaliar aprendizagens específicas dos alunos. Além disso, o lúdico envolve motivação, interesse, e satisfação, ativando aspectos referentes às emoções e à afetividade, componentes importantes no processo de construção do conhecimento. Portanto, o trabalho com o resgate dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física é uma algo que deve ser explorado pelo professor não só na Educação Infantil, mas sim, dando continuidade nas séries iniciais e também nas séries finais, com aprendizagem significativa, possibilitando avaliar os alunos em uma gama de relações sociais.pt_BR
dc.description.sponsorshipÁlvaro Luis Pessoa de Fariaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBrincadeiras educativaspt_BR
dc.subjectResgate culturalpt_BR
dc.subjectAprendizagem lúdicapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras como resgate da cultura: construção de brinquedospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Ferreira Neto.pdfPDF - Antonio Ferreira Neto655.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.