Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitosa, Maria Inês de Melo-
dc.date.accessioned2018-12-13T18:42:58Z-
dc.date.available2018-12-13T18:42:58Z-
dc.date.issued2018-06-25-
dc.identifier.issnCDD 372.86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17695-
dc.descriptionFEITOSA, M. I. M. A ginástica rítmica escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental . 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018. [Relato de experiência ]pt_BR
dc.description.abstractObjetiva-se neste trabalho relatar uma experiência vivenciada com a ginástica rítmica escolar, realizada na Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Zélia Braz, Sumé – PB, com a turma do 4º ano dos Anos Inicias do Ensino Fundamental, turno manhã. Foram discutidos e desenvolvidos o conteúdo da Ginástica Rítmica com estudantes, na faixa etária de nove (09) e dez (10) anos de idade, não conheciam como sendo um conteúdo pertencente ao Ensino de Educação Física. A sistematização e a organização das aulas foram pensadas a partir da observação dos vários movimentos corporais, gestos, saltos e pulos realizados livremente pelos alunos nos corredores da escola e na sala de aula. Atrelando, portanto, esses movimentos diversos (re)criados pelos discentes aos princípios gerais da Ginástica Rítmica Escolar foram pensadas, no geral, as ações seguindo estas diretrizes: a) sistematização dos fundamentos da ginástica de forma individual e coletiva como: o salto, o rolamento, a ponte, o avião, a parada de dois e três apoios e b) adequação e sincronização dos movimentos ginásticos à música, juntamente aos elementos adequados. Após ensaios, a apresentação foi feita em praça pública em um evento em comemoração ao dia 7 de setembro. O trabalho com a Ginástica Rítmica Escolar é gratificante e está no âmbito da construção do conhecimento em que o próprio estudante é quem constrói, quem articula as formas de seu aprendizado.pt_BR
dc.description.sponsorshipRegimênia Maria Braga de Carvalhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGinástica rítmicapt_BR
dc.subjectGinástica na escolapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMunicípio de Sumé - PBpt_BR
dc.titleA ginástica rítmica escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Ines de Melo Feitosa.pdfPDF - Maria Inês de Melo Feitosa419.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.