Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17695
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Feitosa, Maria Inês de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-13T18:42:58Z | - |
dc.date.available | 2018-12-13T18:42:58Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-25 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17695 | - |
dc.description | FEITOSA, M. I. M. A ginástica rítmica escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental . 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018. [Relato de experiência ] | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetiva-se neste trabalho relatar uma experiência vivenciada com a ginástica rítmica escolar, realizada na Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Zélia Braz, Sumé – PB, com a turma do 4º ano dos Anos Inicias do Ensino Fundamental, turno manhã. Foram discutidos e desenvolvidos o conteúdo da Ginástica Rítmica com estudantes, na faixa etária de nove (09) e dez (10) anos de idade, não conheciam como sendo um conteúdo pertencente ao Ensino de Educação Física. A sistematização e a organização das aulas foram pensadas a partir da observação dos vários movimentos corporais, gestos, saltos e pulos realizados livremente pelos alunos nos corredores da escola e na sala de aula. Atrelando, portanto, esses movimentos diversos (re)criados pelos discentes aos princípios gerais da Ginástica Rítmica Escolar foram pensadas, no geral, as ações seguindo estas diretrizes: a) sistematização dos fundamentos da ginástica de forma individual e coletiva como: o salto, o rolamento, a ponte, o avião, a parada de dois e três apoios e b) adequação e sincronização dos movimentos ginásticos à música, juntamente aos elementos adequados. Após ensaios, a apresentação foi feita em praça pública em um evento em comemoração ao dia 7 de setembro. O trabalho com a Ginástica Rítmica Escolar é gratificante e está no âmbito da construção do conhecimento em que o próprio estudante é quem constrói, quem articula as formas de seu aprendizado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Regimênia Maria Braga de Carvalho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ginástica rítmica | pt_BR |
dc.subject | Ginástica na escola | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Município de Sumé - PB | pt_BR |
dc.title | A ginástica rítmica escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - PARFOR - ED. FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Ines de Melo Feitosa.pdf | PDF - Maria Inês de Melo Feitosa | 419.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.