Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17696
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Maria José de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-13T18:46:21Z | - |
dc.date.available | 2018-12-13T18:46:21Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-29 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17696 | - |
dc.description | LIMA, M. J. Resgate de brincadeiras antigas através dos jogos populares. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018. [Relato de experiência ] | pt_BR |
dc.description.abstract | 9 RESGATE DE BRINCADEIRAS ANTIGAS ATRAVES DOS JOGOS POPULARES RESUMO As atividades iniciaram com rodas de conversas sobre brincadeiras antigas que os alunos conheciam ou já brincaram em um segundo momento foi realizada uma pesquisa com os pais e ou responsáveis sobre os jogos e brincadeiras que eles brincavam e jogavam quando criança, esta atividade promoveu a socialização e interação afetiva entre criança e família e em seguida, os alunos realizaram a socialização da pesquisa, onde todos juntos escolheram as melhores brincadeiras e jogos para praticarem. Os jogos são sem dúvida, a forma mais natural de despertar na criança a atenção para uma atividade. A palavra jogo se origina do vocábulo latino Ludus, que significa diversão, brincadeira. foram desenvolvidas várias atividades, apresentação de vídeo sobre jogos e brincadeiras antigas, roda de conversas sobre os jogos atuais e os antigos, entrevista com pais e ou responsáveis sobre como eram as brincadeiras quando eles eram crianças, apresentação das entrevistas, Pesquisa de materiais, confecção dos brinquedos ( peteca, pé de lata; bola de meia; resgate de cantigas de roda, brincadeiras: estátua, amarelinha, pular corda, esconde-esconde, passa anel) escolha através de eleição dos 10 melhores jogos ou brincadeiras, vivência das brincadeiras. Diante de tudo que foi exposto nesta pesquisa, entendi que os jogos populares, junto com as brincadeiras antigas são um ótimo conteúdo a ser abordado nas aulas de Educação Física Escolar, não só para explorar e aproveitar todos os aspectos positivos que a aplicação de tais jogos nos oferece, mas também contribuir com esse processo de transmissão que nos últimos tempos parece estar um tanto comprometido. Outra importância dos jogos populares diz respeito à cultura regional de um grupo, o que caracterizam uma cultura local. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Álvaro Luis Pessoa de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras antigas | pt_BR |
dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Jogos infantis | pt_BR |
dc.title | Resgate de brincadeiras antigas através dos jogos populares | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - PARFOR - ED. FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Jose de Lima.pdf | PDF - Maria José de Lima | 343.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.