Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1771
Título: Análise do risco cardiovascular em pacientes com doença crônica não transmissível segundo Framingham
Autor(es): Nobre, Michelangela Suelleny de Caldas
Palavras-chave: Doença Cardiovascular
Doença Crônica
Risco Cardiovascular
Data do documento: 28-Ago-2013
Resumo: Fundamento: As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de mortalidade no mundo e o seu crescimento significativo nos países em desenvolvimento alerta para um grande impacto nas classes menos favorecidas. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o percentual de risco para evento coronariano em portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Métodos: O estudo foi do tipo documental e transversal, com abordagem quantitativa e descritiva. O risco cardiovascular foi classificado em baixo, moderado e alto para desenvolver evento coronariano em 10 anos, com base no Escore de Risco de Framingham que avalia os seguintes critérios: Faixa etária, Pressão Arterial Sistólica (PAS) e Diastólica (PAD), lipoproteína de baixa e alta densidade LDL-c, HDL-c, tabagismo e presença ou não de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Resultados: Foram avaliados 139 usuários, sendo 22% homens e 78% mulheres; dentre as variáveis, a HAS esteve presente em 66% e LDL-c, HDL-c, PAS e PAD alterados em 44%, 28%; 63%, 48%; 46%, 32%; 11%, 6% respectivamente; apenas 3% da amostra praticavam o tabagismo, prevalecendo as mulheres e estas representavam 34% da amostra com DM2. Dos participantes 26% e 39% apresentaram baixo risco, 45% e 35% médio risco e 29% e 26% alto risco de desenvolver evento coronariano em 10 anos respectivamente. Conclusão: O estudo revelou que os participantes da pesquisa se enquadravam em um dos grupos de risco cardiovascular, mostrando a necessidade da Atenção Farmacêutica adotar medidas preventivas e eficazes na redução de eventos coronarianos.
Descrição: NOBRE, M. S. de C. Análise do risco cardiovascular em pacientes com doença crônica não transmissível segundo Framingham. 2010. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1771
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelangela Suelleny de Caldas Nobre.pdfMichelangela Suelleny de Caldas Nobre321.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.