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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17719
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ribeiro, Ariane Suênia Guedes | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-17T11:15:45Z | - |
dc.date.available | 2018-12-17T11:15:45Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.268 1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17719 | - |
dc.description | RIBEIRO, A. S. G. Ações educativas orientadas pela Lei 10.639/03: um estudo de caso na cidade de Guarabira/PB. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta reflexões a cerca da construção da identidade da criança negra na sala de aula respaldada na lei 10.639/03(BRASIL, 2003). A referida lei é uma grande conquista do povo negro enquanto política educacional, a qual torna obrigatório o ensino história e cultura afro-brasileira e africana, promulgada há 15 anos, mas estudos recentes mostram que a lei não tem efetividade em muitas escolas brasileiras. A partir disso, esta pesquisa objetivou identificar os desafios e as dificuldades para a construção de práticas e ações que viabilizem a construção positiva da identidade da criança negra na escola. Este estudo é de caráter qualitativo, cujo procedimento se constituiu de pesquisa de campo e estudo de caso, realizado numa escola municipal, localizada no município de Guarabira/PB. Cinco professores foram os sujeitos participantes desta pesquisa. Dentre as obras mais utilizadas, destacam-se alguns documentos: lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2004), Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (BRASIL, 2006) e autores como: Munanga (2000) Gomes (2005) e Silva (2004). Logo a pesquisa constatou que o conteúdo da lei 10.639/03(BRASIL, 2003) vem sendo efetivado na referida , mas ainda se faz necessário uma quantidade maior de material didático disponível aos docentes, capacitação para poder trabalhar com o material de forma coerente, e atingir o objetivo de promover uma educação antirracista como previsto na lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), e consequentemente que essa educação favoreça a construção da identidade da criança negra na escola, para que os/as educandos (as) negros/as possam reconhecer-se enquanto sujeitos de direitos e que os/as docentes possam atuar positivamente durante esse processo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Sheila Gomes de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Construção da identidade | pt_BR |
dc.subject | Crianças negras | pt_BR |
dc.subject | Ações educativas | pt_BR |
dc.title | Ações educativas orientadas pela Lei 10.639/03: um estudo de caso na cidade de Guarabira/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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