Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17733
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Filipe, Géssica de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-17T16:56:10Z | - |
dc.date.available | 2018-12-17T16:56:10Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17733 | - |
dc.description | FILIPE, Géssica de Souza. A representação do ensino de História local no ensino médio: das propostas do PCENEM à abordagem do Enem sob os olhares dos graduandos. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo traz uma discussão sobre o ensino de história local no fundamental II, a relação entre o ensino médio e o Enem e como esse exame, que foi criado para atuar como um meio de avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio, foi se tornando importante entre as instituições, o que levou as escolas e os professores a focarem em suas aulas os conteúdos que serão cobrados no exame.Seu objetivo foi o de investigar, a partir de narrativas de alunos graduandos do Curso de História, como a ausência de história local no ensino médio,com a adesão ao ENEM, tem provocado mudanças no ensino de História.Para fundamentar a pesquisa, dialogamos com autores, como Pesavento (2003), com o discurso sobre história cultural, Chartier (1990), que apresenta o conceito de representação, e Carneiro (2012), que analisa a forma como os assuntos do Enem tornaram-se o foco das aulas, pois tanto os professores quantos os alunos visam à aprovação para o ingresso nas universidades.Esta pesquisa se justifica porque poderá contribuir com as aulas de História no ensino médio,voltado para os anos finais da educação básica, quando os alunos são preparados para a prova do Enem. A metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo explorativo-interpretativa, e os sujeitos da pesquisa foram os alunos graduandos do Curso de História da cidade de Campina Grande-PB. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profª. Drª. Patrícia Cristina de Aragão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | História local | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | A representação do ensino de História local no ensino médio: das propostas do PCENEM à abordagem do Enem sob os olhares dos graduandos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Géssica de Souza Filipe.pdf | 419.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.