Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17742
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Danúbio Leonardo Bernardino de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-17T17:02:01Z | - |
dc.date.available | 2018-12-17T17:02:01Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17742 | - |
dc.description | OLIVEIRA, D. L. B. de. Relato de dificuldades em aprender Química de estudantes do IFPB Campus Picuí. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo aborda as dificuldades apresentadas por 65 discentes participantes da pesquisa do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico dos cursos de Edificações, Geologia e Informática do município de Picuí, estado da Paraíba. O objetivo deste trabalho é identificar as dificuldades no processo de aprendizagem em Química dos discentes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFPB Campus Picuí. O desenvolvimento deste trabalho foi conduzido a partir de um estudo de caso, tendo como natureza a pesquisa qualitativa, a fim de descrever o perfil dos estudantes, e como técnica para a coleta de dados o uso de questionário semiaberto, contendo quatorze perguntas, divididas em dois eixos principais: dados socioculturais e em relação ao Ensino de Química. A pesquisa realizada sistematizou dificuldades na aprendizagem de alunos na disciplina de química. Observa-se que os pesquisados culpabilizam o docente e a metodologia utilizada. Porém, a falta de interesse é recorrente nas respostas e preocupam quanto ao desestímulo dos jovens frente ao ensino de Química. A tentativa de dirimir os obstáculos é recorrente, visto que são trabalhados estratégias e recursos didáticos, como uso de laboratório, realização de exercícios. Na literatura são reportados diversos trabalhos mostrando propostas possíveis para atrair a atenção bem como trabalhar os conteúdos de maneira não conteudista, sugerindo uma abordagem que transforme o tema do conteúdo em contexto principal, descaracterizando o cunho exemplificativo dos elementos do cotidiano dos envolvidos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Elidiana Onofre Costa Lira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Obstáculos na aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | Relato de dificuldades em aprender Química de estudantes do IFPB Campus Picuí | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Danúbio Leonardo Bernardino de Oliveira.pdf | PDF - Danúbio Leonardo Bernardino de Oliveira | 7.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.