Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17753
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rosales, Amaro Freire Ameztegui | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-17T17:17:47Z | - |
dc.date.available | 2018-12-17T17:17:47Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 153.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17753 | - |
dc.description | ROSALES, A. F. A. A percepção do espaço geográfico através dos mapas mentais: intervenções didático-pedagógicas em escola da rede estadual na comunidade do Mutirão em Campina Grande - PB. 2018. 53p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como foco o desenvolvimento de práticas pedagógicas que trabalhem com a subjetividade do aluno e o fortalecimento da identidade local no contexto das aulas de Geografia. As práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem correspondem à produção de mapas mentais por alunos, possibilitando a representação, estudo e problematização do lugar de vivência, contextualizados de acordo com conceitos da Geografia Escolar aplicados à comunidade estudada. A pesquisa realizada apresenta caráter qualitativo, fazendo o uso do método fenomenológico e da pesquisa-ação. O público alvo foi constituído por alunos do 7º ano “B” e 8º ano “B” da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, localizada na Comunidade Mutirão, Bairro Serrotão, em Campina Grande, PB. Os mapas mentais abordaram as características socioeconômicas e espaciais desta comunidade através das intervenções cartográficas na aula de Geografia, promovendo uma leitura integrada do espaço vivido. O principal resultado alcançado com esta prática pedagógica foi despertar e desenvolver as percepções geográficas espaciais dos alunos que favorecem o processo de transformação do espaço de vivido, fortalecendo a construção de valores necessários para a prática cidadã. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Josandra Araújo Barreto de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Mapas mentais | pt_BR |
dc.subject | Percepção geográfica | pt_BR |
dc.subject | Estudo de comunidade | pt_BR |
dc.subject | Intervenções didático-pedagógicas | pt_BR |
dc.title | A percepção do espaço geográfico através dos mapas mentais: intervenções didático-pedagógicas em escola da rede estadual na comunidade do Mutirão em Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Amaro Freire Ameztegui Rosales.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.