Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1776
Título: Enteroparasitoses de animais domésticos, com capacidade zoonótica ao homem: um estudo bibliográfico
Autor(es): Ó, Sinaldo Araújo do
Palavras-chave: Zoologia
Animais domésticos
Doenças zoonótica
Data do documento: 28-Ago-2013
Resumo: As enteroparasitoses comumente afetam o equilíbrio orgânico dos animais de estimação, sendo isto particularmente preocupante em relação aos cães e gatos, devido ao intimo contato destes com o homem. A detecção de parasitoses gastrintestinais são indispensáveis para o diagnóstico e por consequência para determinar a necessidade de tratamento dos animais infectados. Neste estudo objetivou-se conhecer o comportamento epidemiológico das enteroparasitoses quanto ao agente etiológico, pessoa, tempo e lugar do agente, hospedeiro e meio ambiente; bem como identificar os principais fatores de risco para as enteroparasitoses e analisar as estratégias de prevenção e controle das enteroparasitoses, analisar os tipos de protozoários e helmintos que apresentam capacidade zoonótica ao homem. Tratou-se de um estudo bibliográfico sobre o assunto, baseado em dados coletados de livros, artigos científicos e periódicos. Assim, concluiu-se que os danos que os enteroparasitas podem causar a seus portadores incluem, entre outros agravos, a obstrução intestinal, a desnutrição, a anemia por deficiência de ferro e quadros de diarréia e de má absorção, sendo que as manifestações clínicas são usualmente proporcionais à carga parasitária albergada pelo indivíduo.
Descrição: Ó, S. A. do. Enteroparasitoses de animais domésticos, com capacidade zoonótica ao homem: um estudo bibliográfico. 2010. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1776
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sinaldo Araújo do Ó.pdfSinaldo Araújo do Ó712.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.