Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17787
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Farias, Mayara Jesuíno | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T11:25:01Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18T11:25:01Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 560 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17787 | - |
dc.description | FARIAS, M. J. Paleontologia na escola: Abordagens e desafios. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Paleontologia é a ciência que estuda evidências da vida pré-história preservadas nas rochas, esclarecendo não apenas o significado evolutivo e temporal, mas também a aplicação na busca de bens minerais e energéticos. Apesar de a paleontologia estar incluída nos parâmetros curriculares nacionais (PCN’S), é vagamente introduzida no sistema de ensino nacional pois os educadores são mal preparados e o material didático disponível apresenta-se insuficiente. Diante do exposto o objetivo do presente trabalho foi analisar a percepção de professores e alunos quanto a abordagem de conteúdos relacionados à paleontologia no ensino básico, destacando os principais desafios e suas perspectivas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e alunos que ocupavam as séries do ensino fundamental II ao médio das redes de ensino públicas e privadas, analise de dados foi realizada através de gráficos. Ficou evidenciado uma grande dificuldade e defasagem do conhecimento relativo à paleontologia no ensino básico, evidenciando a deficiência na formação dos profissionais da área em frente aos subsídios do ensino nesta etapa de formação. A contextualização do conteúdo com o cotidiano do aluno aperfeiçoa o processo de aprendizagem e a compreensão da importância da paleontologia enquanto ciência. Fica assim comprovada a necessidade de uma abordagem mais diversificada e atrativa, que facilite não só o aprendizado da teoria repassada em sala de aula, como também, ative a curiosidade do estudante, fazendo este buscar informações complementares e até mesmo despertar o interesse por seguir carreira na área. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Gleydson Kleyton Moura Nery | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Paleontologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Paleontologia | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | Paleontologia na escola: Abordagens e desafios | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mayara Jesuino Farias.pdf | PDF - Mayara Jesuino Farias | 8.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.