Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/178
Título: Avaliação do potencial antimutagênico do leite humano em interação com a Alfa Cipermetrina pelo Teste do Micronúcleo em camundongos
Autor(es): Queiroga, Alexandre Sarmento
Palavras-chave: Leite materno
Contaminação alimentar
Pesticida
Data do documento: 17-Set-2012
Resumo: O leite humano é a primeira fonte de nutrição de um recém nascido, a amamentação fornece compostos bioativos como caseína, ácido linoléico conjugado, vitamina C e E, entre outras. Por outro lado, a literatura reporta que em vários países incluindo o Brasil foi detectada a contaminação do leite humano por resíduos de pesticida de várias classes químicas incluindo os Piretróides na qual a Cipermetrina faz parte. O inseticida Alfa Cipermetrina já foi muito estudado no que tange seus potencias mutagênicos, carcinogênico e teratogênico tanto in vivo como in vitro. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar se o leite humano exerce atividade antimutagenica em interação com a cipermetrina. O Teste do Micronúcleo foi realizado usando sangue periférico de Camundongos Swiss albino com peso médio de 30 g, as lâminas foram coradas com Panótico Rápido sendo contados 2000 Eritrócitos Normocromáticos Circulantes por animal. Foram estabelecidos cinco grupos experimentais, sendo dois de exposição aguda e dois de exposição crônica e um grupo controle veículo, todos os animais foram tratados via gavagem; tratamento (I) 25 mg/kg de cipermetrina, tratamento (II) 25 mg/kg de cipermetrina acompanhada de leite humano meia hora depois, tratamento (III) 10 mg/kg de cipermetrina durante 5 dias, tratamento (IV) 10 mg/kg de cipermetrina durante 5 dias, acompanhado do leite humano meia hora depois, tratamento (V) água destilada. Para analise estatística foi realizado a ANOVA e o Teste de Tukey (α=0,05). Constatou-se que houve atividade antimutagênica do leite humano tanto no grupo de exposição aguda quanto na exposição crônica.
Descrição: QUEIROGA, A. S. Avaliação do potencial antimutagênico do leite humano em interação com a Alfa Cipermetrina pelo Teste do Micronúcleo em camundongos. 2011. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/178
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre Sarmento Queiroga.pdfAlexandre Sarmento Queiroga1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.