Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17823
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Mayara Lucena da | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T12:53:48Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18T12:53:48Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17823 | - |
dc.description | COSTA, M. L. da. Escola noturna e estágio supervisionado em geografia: uma narrativa de formação docente. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende discutir a maneira pela qual o estágio supervisionado de observação pode contribuir no processo de formação do professor de Geografia e realizar alguns apontamentos com relação à modalidade de Educação de Jovens e Adultos a partir de uma narrativa autobiográfica. A escola noturna é a realidade com a qual os licenciandos também do turno noturno irão encontrar durante o estágio. Esse texto é resultado do Estágio Supervisionado I, componente curricular obrigatório ofertado pelo curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, realizado na E.E.E.F.M Prof. Itan Pereira, em Campina Grande-PB. Os resultados mostraram que o ensino de Geografia na EJA ainda é insatisfatório, com métodos mnemônicos, desconformes com o público a que essa modalidade se destina, o que se torna preocupante e por isso cabe a reflexão sobre as futuras práticas dos licenciandos. Por fim, foi possível concluir que a EJA ainda é uma realidade desconhecida dos alunos do curso de Licenciatura em Geografia da UEPB, não sendo discutida no decorrer do curso adequadamente, o que dificulta a prática do estágio supervisionado nessa modalidade, uma vez que os licenciandos de Geografia deveriam discutir sobre todas as modalidades de ensino que são ofertadas pela escola básica. Dessa forma, a partir da prática de observação, foi possível perceber um ambiente ainda não explorado com uma visão de educadora, sendo essa etapa de fundamental importância e indispensável à formação inicial do professor por proporcionar um momento de reflexão da prática pedagógica a partir da realidade observada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Valéria Raquel Porto de Lima. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Escola noturna e estágio supervisionado em geografia: uma narrativa de formação docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mayara Lucena da Costa.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.