Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17836
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Jefferson Deyveson | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T14:05:03Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18T14:05:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 590 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17836 | - |
dc.description | NASCIMENTO, J. D. Estudo diagnóstico sobre o ensino de Zoologia em uma instituição de ensino superior da Paraíba. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é um estudo diagnóstico das concepções de docentes e discentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I, sobre o ensino da zoologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, de modo a compreender se, durante a formação docente, as abordagens utilizadas cooperam para o desenvolvimento das competências e habilidades relativas à transposição didática necessárias ao exercício da profissão. Foi realizado o levantamento bibliográfico sobre o tema, a análise da estrutura física da universidade, além da aplicação de questionários semiestruturados junto aos professores de zoologia e alunos que haviam concluído essas componentes. As respostas foram arquivadas em planilhas do Excel (Windows 7) e os dados analisados. Os resultados mostraram que na concepção dos entrevistados os recursos didáticos mais utilizados durante as aulas de zoologia foram o laboratório, o “data-show” e os “livros”. Eles acreditam que as aulas práticas são importantes para o aprendizado, entretanto, mesmo afirmando que ocorre contextualização e que o ensino ofertado auxilia aquisição das competências e habilidades necessárias para o ensino da zoologia pelos futuros docentes, a maioria dos estudantes (37%; n=18) afirmou que o ensino foi falho em algum momento, apontando como principais fatores: falhas na didática do professor, caracterizada pela abordagem de ensino transmissivo/tradicional; ausência de aulas práticas ou de campo, além de políticas públicas e de gerenciamento do ensino superior deficitárias. O trabalho é de suma importância, uma vez que apresenta dados que irão somar aos poucos trabalhos existentes na área, principalmente referentes ao ensino superior, onde há escassez de referências voltadas à temática em questão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Adrianne Teixeira Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Atuação profissional | pt_BR |
dc.title | Estudo diagnóstico sobre o ensino de Zoologia em uma instituição de ensino superior da Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jefferson Deyveson Nascimento.pdf | PDF - Jefferson Deyveson Nascimento | 14.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.