Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1784
Título: As inflexões do trabalho precarizado sobre a atuação profissional do assistente social: O SUAS em questão
Autor(es): Cruz, Vanessa do Nascimento
Palavras-chave: Serviço Social
Condições de Trabalho
Assistentes Sociais
SUAS
Data do documento: 29-Ago-2013
Resumo: Este artigo analisa as relações entre as transformações societárias e suas inflexões sobre a prática profissional do Serviço Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), destacando os limites e as possibilidades que perpassam o cotidiano destes profissionais. A partir de um referencial teórico-metodológico sobre as transformações no âmbito do sistema capitalista atual, destacamos as metamorfoses no mundo do trabalho e seus rebatimentos no Serviço Social. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) se apresenta como um novo espaço sócio-ocupacional dos assistentes sociais, porém com a presença marcante de contratos precarizados e temporários, em que prevalece a lógica da indicação sem concurso público, repercutindo na garantia dos direitos trabalhistas e previdenciários. Neste estudo, pautado em uma revisão de literatura acerca do tema, constatamos que as condições de trabalho destes profissionais são precárias, pois faltam recursos e compromisso do poder público para o desenvolvimento das atividades institucionais, o que compromete significativamente a efetividade das ações, a qualidade dos serviços prestados e a garantia de direitos sociais para a comunidade. Por outro lado, percebemos que todo este contexto faz parte de um conjunto de estratégias desencadeadas sob a égide da reestruturação produtiva e do ideário neoliberal, que preconizam a flexibilização dos processos e condições de trabalho, torna o trabalhador polivalente, desempenhando várias tarefas. A terceirização também faz parte desse universo, traz consigo um forte caráter ideológico, precarizando ainda mais as condições de trabalho, há a perda da identidade, desmobilizando a classe, a luta é pela permanência e não mais por melhorias no emprego.
Descrição: CRUZ, V. do N. As inflexões do trabalho precarizado sobre a atuação profissional do assistente social: O SUAS em questão. 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1784
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa do Nascimento Cruz.pdfVanessa do Nascimento Cruz469.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.