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dc.contributor.authorNascimento, Cláudia Carolina da Silva-
dc.date.accessioned2018-12-18T15:04:26Z-
dc.date.available2018-12-18T15:04:26Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17884-
dc.descriptionNASCIMENTO, C. C. da S. Uma contextualização do ensino de polímeros em uma escola do Ensino Médio do município de Campina Grande – PB, com o uso do tema transversal Química Ambiental. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractPolímeros são macromoléculas constituídas por monómeros. Os polímeros podem ser agrupados segundo várias classificações, nomeadamente: quanto à natureza da sua cadeia, à sua estrutura, à morfologia, à reação que os originou. Sendo a última a mais importante de todas. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio da turma do 3° ano numa escola estadual do município de Campina Grande, Raul Cordula referente ao tema: educação ambiental com a contextualização do ensino de polímeros. O projeto teve como objetivo contextualizar os conteúdos de química orgânica ao estudo dos principais plásticos (polímeros sintéticos), buscando estudar sua utilização no dia a dia. A intervenção buscou através dos planejamentos pedagógicos a contextualização do ensino de polímeros fornecerem elementos para conscientização e reflexão sobre problemas ambientais, além de despertar nos alunos um pensamento crítico através do ensino de química. Dentre as etapas da pesquisa estão o levantamento dos conhecimentos prévios, obtidos por meio de um questionário, além de ações de informação e conscientização implementada através de um seminário ministrado sobre o tema. Depois da aula expositiva os alunos se conscientizaram sobre a importância da reciclagem, principalmente do plástico, pois a porcentagem dos alunos que adotou a reciclagem aumentou após a compreensão de que os plásticos causam muita poluição, tanto visual como poluição dos rios e solos. A diferença dos resultados apresenta-se como uma alternativa de ensino interessante para educação escolar, utilizando a educação ambiental como tema que apesar de ser obrigatória para todos os níveis de ensino, ainda não faz parte dos planejamentos pedagógicos que revelam uma dimensão social que extrapola os “muros” escolares.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Sara Regina Carneiro de Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectQuímica ambientalpt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectPolímerospt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleUma contextualização do ensino de polímeros em uma escola do Ensino Médio do município de Campina Grande – PB, com o uso do tema transversal Química Ambientalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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