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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17896
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araújo, Gabriela Limeira | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T15:25:13Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18T15:25:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17896 | - |
dc.description | ARAÚJO, G. L. A horta escolar como instrumento de percepção ambiental e ensino-aprendizagem. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente o paradigma de desenvolvimento consumista impulsiona a crescente degradação ambiental dos recursos naturais como consequências no nível de condições básicas e suplementares ao ser humano. Colocando em prática um projeto de educação ambiental, o presente estudo teve como objetivo auxiliar alunos de uma escola pública na construção de uma horta, como um instrumento de ensino-aprendizagem, almejando sensibilizá-los quanto à conservação da natureza, com ênfase em alimentação saudável, manutenção dos recursos naturais e reutilização de resíduos sólidos, ampliando desta forma a capacidade destes alunos repensarem sobre os seus hábitos diários. O estudo foi desenvolvido através do método exploratório e descritivo, com método de abordagem quantitativo através de questionário semiestruturado, com base no grau de conhecimento dos alunos acerca do meio ambiente e dos problemas existentes nele. O projeto foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada no Bairro Belo Vista, no município de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Um total de 700 alunos participaram deste estudo. Como forma de aperfeiçoar o trabalho, apenas uma turma foi selecionada para colaborar na construção da horta, neste caso, a 8ª série. As atividades foram realizadas semanalmente na escola, no período de setembro á dezembro de 2017. Através dos resultados obtidos, verificou-se que a percepção predominante estabelece que os alunos consigam compreender o meio ambiente no conjunto de interações inserindo as relações humanas e, consequentemente, admitindo a postura de interventor dos impactos negativos. Portanto, percebemos a importância do curso de sensibilização na mudança de percepção do meio ambiente. O modelo de professores que a educação ambiental exige requer uma formação, cujo ponto de sustentação seja à reflexão sobre sua própria prática, com a intenção de resolver os problemas ambientais que o planeta vem sofrendo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Délcio de Castro Felismino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sensibilização | pt_BR |
dc.subject | Horta pedagógica | pt_BR |
dc.title | A horta escolar como instrumento de percepção ambiental e ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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