Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/179
Título: Utilização de aves silvestres por moradores do Município de Fagundes, semiárido paraibano: uma abordagem etnoornitológica
Autor(es): Nóbrega, Veruska Asevedo
Palavras-chave: Aves
Avicultura
Manejo animal
Data do documento: 17-Set-2012
Resumo: Desde os primórdios da humanidade, as aves estiveram associadas ao homem numa relação que envolve uso, domínio e admiração. Muitos exemplares de aves são utilizados como animais de estimação ou ornamentais, seja por sua beleza visual ou por suas habilidades de canto. Este trabalho teve por objetivo conhecer as interações existentes entre os moradores e as aves silvestres em áreas rurais no município de Fagundes, semiárido paraibano, buscando identificar e caracterizar o contexto sócio-econômico, cultural e ambiental em que ocorrem tais usos. As informações foram obtidas através de entrevistas livres e questionários semiestruturados aplicados a 56 moradores locais. Os entrevistados citaram 55 espécies diferentes de aves utilizadas para as mais diversas finalidades, sobretudo para uso alimentar ou como animais de estimação. Este resultado obtido reflete o fato de que as aves são utilizadas como meio de subsistência e constituem um recurso natural de grande importância para a cultura e economia dos moradores locais. As espécies mais citadas pelos entrevistados foram: Ribaçã - Zenaida auriculata, Rolinha cambuta - Columbina minuta, Lambu do pé roxo - Crypturellus tataupa e Galo de campina - Paroaria dominicana. Entre as espécies citadas, uma está presente em lista de espécies ameaçada: Pintassilgo - Carduelis yarrellii. Alguns entrevistados ainda observaram que espécies de aves que constumam ser capturadas estão cada vez mais escassas, o que evidencia o grau de ameaça e a redução das populações naturais das mesmas. Nesse sentido, é importante compreender o contexto no qual ocorrem os diversos usos da avifauna, assim como os fatores socio-culturais como forma de estabelecer planos de manejo associados ao uso sustentável desse recurso.
Descrição: NÓBREGA, V. A. Utilização de aves silvestres por moradores do Município de Fagundes, semiárido paraibano: uma abordagem etnoornitológica. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/179
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Veruska Asevedo Nobrega.pdfVeruska Asevedo Nóbrega435.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.