Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17917
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Cassiana Dediêr | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T15:40:18Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18T15:40:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17917 | - |
dc.description | BARBOSA, C. D. A História da Química: Alguns relatos reportados nas pesquisas científicas do X ENPEC. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A história das ciências surgiu bem antes do conhecimento que se tem atualmente, ela foi construída levanto em consideração os aspectos culturais, sociais e filosóficos, e nasceu em épocas que o homem não tinha o domínio nem o conhecimento próprio de suas ações sobre a ciência, ela partiu da criação de utensílios domésticos, tinturas, medicamentos caseiros, Ela traz informações essências para o desenvolvimento de um pensamento crítico acerca dos aspectos históricos, filosóficos e epistemológicos, que são poucos explorados em salas de aula. Entender como a química evoluiu, levando em consideração as questões políticos, sociais, econômicos, religiosos são fatores importantes para entender como o conhecimento químico foi constituído evoluindo ao longo do tempo. Esta pesquisa tem por objetivo relatar alguns dos aspectos históricos sobre a abordagem da temática História da Química reportados na Literatura científica, o presente estudo trata-se de uma pesquisa estado da arte, para a elaboração foram analisados 7 artigos científicos indexados do X ENPEC do ano de 2015. O estudo analisou as abordagens e importância da História das Ciências para o ensino e aprendizagem de Química, mais especificamente no ensino básico. Os resultados mostraram que o tema é pouco trabalho no ensino básico e na formação de professores. No entanto, os trabalhos analisados destacaram a relevância da abordagem da História das Ciências no ensino básico para a contribuição do desenvolvimento do conhecimento crítico do aluno e na formação continuada de professores de Química. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História das Ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.title | A História da Química: Alguns relatos reportados nas pesquisas científicas do X ENPEC | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cassiana Dediêr Barbosa.pdf | PDF - Cassiana Dediêr Barbosa | 7.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.