Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1792
Título: O Centro de Referência de Assistência Social na efetivação dos direitos da criança e do adolescente
Autor(es): Ferreira, Gilcilene Ramos Araujo
Palavras-chave: Política de Assistência Social
Estatuto da Criança e do Adolescente
Centro de Referência de Assistência Social
Data do documento: 29-Ago-2013
Resumo: Foi a partir da aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990) que foram garantidos no arcabouço legal, os direitos da população infanto-juvenil. O presente artigo científico é oriundo da experiência do estágio supervisionado realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado na cidade de Lagoa Seca/PB. O mesmo teve como objetivo geral analisar o papel do CRAS na efetivação dos direitos da criança e do adolescente. A pesquisa foi documental, realizada a partir das fichas de atendimento preenchidas pelos Assistentes Sociais do CRAS, nos casos relacionados aos direitos das crianças e adolescentes no ano de 2011. De maneira geral, os resultados do estudo apontam que apenas 06 (seis) casos foram registrados. Todavia, estes números não expressam a realidade local, já que existem no município outras instituições que compõem o sistema de garantia dos direitos da criança e adolescente, a exemplo do conselho tutelar. Porém, os profissionais necessitam divulgar mais os serviços ofertados pelo CRAS e as instituições existentes no município, a fim de que a população possa conhecer e buscar a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
Descrição: FERREIRA, G. R. A. O Centro de Referência de Assistência Social na efetivação dos direitos da criança e do adolescente. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1792
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilcilene Ramos Araujo Ferreira.pdfGilcilene Ramos Araujo Ferreira463.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.