Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Ruan Michel Alves-
dc.date.accessioned2018-12-18T15:43:46Z-
dc.date.available2018-12-18T15:43:46Z-
dc.date.issued2017-07-25-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17922-
dc.descriptionBARBOSA, R. M. A. A experimentação alternativa como ferramenta auxiliar no processo de ensino dos conceitos de eletroquímica. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEm tempos atuais, o ensino de Química tem exigido dos professores novas propostas metodológicas que promovam a transmissão de conhecimento de forma prática e dinâmica. O uso da experimentação alternativa se configura como um meio de contribuir principalmente para a progressão do conhecimento científico dos alunos, além de tonar as aulas mais dinâmicas, atrativas, motivadoras, desenvolver o pensamento crítico e promover uma aprendizagem significativa. Assim, para atingir tais propósitos educacionais, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar uma proposta didática para o conteúdo de eletroquímica, a partir da utilização de um tema gerador, fazendo o uso da experimentação alternativa, com alunos do segundo ano médio de uma escola pública de Aroeiras - PB. Trata- se de uma pesquisa quantitativa qualitativa, desenvolvida com 51 alunos, em aulas na própria instituição de ensino. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário para a análise e avaliação do uso da experimentação alternativa e do tema gerador de conhecimento. A análise feita nas questões objetivas foi colocada em gráficos e da descritiva foi tabelada segundo o método de Bardin, para as interpretações e discussões. Os resultados apresentados revelam a importância da utilização da experimentação química alternativa em escolas que não dispõem de laboratório e da valorização de propostas metodológicas que utilizam diversos métodos educacionais, como a introdução de um tema gerador e de recursos audiovisuais, e despertam o senso crítico dos alunos, a motivação e o interesse pelos estudos químicos e científicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Gilberlândio Nunes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subjectExperimentação alternativapt_BR
dc.subjectEletroquímicapt_BR
dc.titleA experimentação alternativa como ferramenta auxiliar no processo de ensino dos conceitos de eletroquímicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ruan Michel Alves Barbosa.pdfPDF - Ruan Michel Alves Barbosa18.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.