Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17922
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Ruan Michel Alves | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T15:43:46Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18T15:43:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17922 | - |
dc.description | BARBOSA, R. M. A. A experimentação alternativa como ferramenta auxiliar no processo de ensino dos conceitos de eletroquímica. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em tempos atuais, o ensino de Química tem exigido dos professores novas propostas metodológicas que promovam a transmissão de conhecimento de forma prática e dinâmica. O uso da experimentação alternativa se configura como um meio de contribuir principalmente para a progressão do conhecimento científico dos alunos, além de tonar as aulas mais dinâmicas, atrativas, motivadoras, desenvolver o pensamento crítico e promover uma aprendizagem significativa. Assim, para atingir tais propósitos educacionais, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar uma proposta didática para o conteúdo de eletroquímica, a partir da utilização de um tema gerador, fazendo o uso da experimentação alternativa, com alunos do segundo ano médio de uma escola pública de Aroeiras - PB. Trata- se de uma pesquisa quantitativa qualitativa, desenvolvida com 51 alunos, em aulas na própria instituição de ensino. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário para a análise e avaliação do uso da experimentação alternativa e do tema gerador de conhecimento. A análise feita nas questões objetivas foi colocada em gráficos e da descritiva foi tabelada segundo o método de Bardin, para as interpretações e discussões. Os resultados apresentados revelam a importância da utilização da experimentação química alternativa em escolas que não dispõem de laboratório e da valorização de propostas metodológicas que utilizam diversos métodos educacionais, como a introdução de um tema gerador e de recursos audiovisuais, e despertam o senso crítico dos alunos, a motivação e o interesse pelos estudos químicos e científicos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Atividades experimentais | pt_BR |
dc.subject | Experimentação alternativa | pt_BR |
dc.subject | Eletroquímica | pt_BR |
dc.title | A experimentação alternativa como ferramenta auxiliar no processo de ensino dos conceitos de eletroquímica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ruan Michel Alves Barbosa.pdf | PDF - Ruan Michel Alves Barbosa | 18.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.