Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Daniel Brito-
dc.date.accessioned2018-12-18T15:44:08Z-
dc.date.available2018-12-18T15:44:08Z-
dc.date.issued2017-08-07-
dc.identifier.otherCDD 371.27-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17923-
dc.descriptionBARBOSA, D. B. Reflexões de professores em formação inicial sobre a avaliação no ensino de Química na Educação Básica. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA equação que relaciona diretamente a avaliação da aprendizagem com a reflexão sobre o cumprimento dos objetivos delineados no projeto político- pedagógico para uma turma é demonstrada nesse trabalho. A avaliação da aprendizagem é imprescindível à prática docente porque há a necessidade de identificar as fragilidades que surgem ao longo do ano letivo para as superar. Sendo assim faz-se importante pesquisar sobre como os alunos concluintes dos cursos de formação inicial de professores compreendem a avaliação no contexto do uso dos instrumentos de avaliação. Nessa conjuntura o objetivo desta pesquisa foi verificar a compreensão dos alunos do oitavo período do curso de Licenciatura em Química, concluintes do período 2016.2 da UEPB, sobre o tema: ―avaliação no ensino de Química da educação básica‖. A metodologia foi de natureza qualitativa. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 14 alunos do oitavo período do curso de Licenciatura em Química da UEPB. O aporte teórico desta pesquisa foram os referenciais de Luckesi(2006), Libâneo(1994), Hoffman(2001), Bachelard (1996), (2009) e Henning (1998). Os resultados da pesquisa apontaram que haviam sujeitos que compreendiam a prova como uma forma de coletar dados, enquanto outros apontaram que a avaliação deve acontecer através de instrumentos diversificados. À guisa de considerações finais são tangenciadas a interdisciplinaridade e a contextualização dos conceitos químicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Gilberlândio Nunes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectInstrumentos de avaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.titleReflexões de professores em formação inicial sobre a avaliação no ensino de Química na Educação Básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel Brito Barbosa.pdfPDF - Daniel Brito Barbosa8.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.