Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17923
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Daniel Brito | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T15:44:08Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18T15:44:08Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17923 | - |
dc.description | BARBOSA, D. B. Reflexões de professores em formação inicial sobre a avaliação no ensino de Química na Educação Básica. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A equação que relaciona diretamente a avaliação da aprendizagem com a reflexão sobre o cumprimento dos objetivos delineados no projeto político- pedagógico para uma turma é demonstrada nesse trabalho. A avaliação da aprendizagem é imprescindível à prática docente porque há a necessidade de identificar as fragilidades que surgem ao longo do ano letivo para as superar. Sendo assim faz-se importante pesquisar sobre como os alunos concluintes dos cursos de formação inicial de professores compreendem a avaliação no contexto do uso dos instrumentos de avaliação. Nessa conjuntura o objetivo desta pesquisa foi verificar a compreensão dos alunos do oitavo período do curso de Licenciatura em Química, concluintes do período 2016.2 da UEPB, sobre o tema: ―avaliação no ensino de Química da educação básica‖. A metodologia foi de natureza qualitativa. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 14 alunos do oitavo período do curso de Licenciatura em Química da UEPB. O aporte teórico desta pesquisa foram os referenciais de Luckesi(2006), Libâneo(1994), Hoffman(2001), Bachelard (1996), (2009) e Henning (1998). Os resultados da pesquisa apontaram que haviam sujeitos que compreendiam a prova como uma forma de coletar dados, enquanto outros apontaram que a avaliação deve acontecer através de instrumentos diversificados. À guisa de considerações finais são tangenciadas a interdisciplinaridade e a contextualização dos conceitos químicos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.title | Reflexões de professores em formação inicial sobre a avaliação no ensino de Química na Educação Básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Daniel Brito Barbosa.pdf | PDF - Daniel Brito Barbosa | 8.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.