Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1796
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Francisca Rikaely Luciano da | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-29T13:24:45Z | - |
dc.date.available | 2013-08-29T13:24:45Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1796 | - |
dc.description | SILVA, F. R. L. da. Educação inclusiva: uma análise dessa realidade em escolas estaduais do município de Campina Grande/PB. 2012. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve por objetivo diagnosticar a realidade inclusiva nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental do município de Campina Grande/PB, onde foram selecionadas para a pesquisa duas escolas regulares da rede estadual, de ensino fundamental I, da zona urbana e que atendessem em suas classes regulares, o maior número de alunos com necessidades educacionais especiais do município. A partir disso, e diante desses objetivos foram escolhidas para o desenvolvimento da pesquisa as escolas Dom Helder Câmara e Nossa Senhora Aparecida. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa foi verificar as reais condições dos professores das salas de ensino regular da rede estadual de Educação para receber e atender alunos com necessidades educacionais especiais, e assim avaliar a realidade desses professores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, de cunho quantiqualitativa. Os procedimentos metodológicos ocorreram em cinco etapas. Na primeira etapa, a fim de construir-se um referencial teórico, foi realizada uma revisão bibliográfica, num segundo momento, realizou-se uma coleta de dados junto às instituições de ensino, ao qual denominamos de mapeamento inicial, utilizando-se de questionário simples onde neste momento buscamos ter um conhecimento maior sobre a escola como um todo e dados referentes aos alunos com necessidades educacionais especiais. Na terceira etapa, foi solicitada a liberação de alguns documentos necessários ao estudo, tais como: Projeto Político Pedagógico (PPP), Estatuto e Regimento, para consultarmos o que diria respeito à nossa pesquisa, e assim conseguirmos fazer uma análise mais completa sobre o que está posto nesses documentos e o que de fato é colocado em prática. No quarto momento, utilizamos dois instrumentos: questionário para traçarmos e analisarmos o perfil do professor e roteiro de entrevista semi-estruturada para avaliarmos as reais condições da escola para atender alunos com Necessidades Educacionais Especiais, capacitação profissional, envolvimento da família etc., a partir da percepção dos professores. Em seguida, foi realizada a quinta e última etapa da pesquisa, a apresentação dos dados e análise dos resultados. Nesta última, utilizou-se da técnica de avaliação e consultas às fontes secundárias e documentais (Projeto Político- Pedagógico da escola, Regimentos, Estatutos e relatórios), e por fim foi feita análise de conteúdo para interpretar as respostas das questões abertas. Dessa forma, os resultados apontaram que o movimento de inclusão escolar dos alunos com necessidades especiais nessas escolas existem, embora tenham sido detectados inúmeras barreiras e desafios que são enfrentados diariamente principalmente pelos professores, mas também pela escola como um todo. Ficou evidente que as escolas sofrem com a falta de recursos humanos, capacitação dos professores e demais funcionários da escola, a construção de recursos técnico-pedagógicos acessíveis, acessibilidade física e material, além disso, observamos os vários impasses que existem entre as salas de recursos e as salas regulares. Enfim partindo-se da análise dos resultados obtidos ficou claro que a precariedade dessa educação inclusiva nessas duas escolas. No entanto, reconhecemos que mesmo diante das dificuldades, das barreiras enfrentas no dia a dia para atender esses alunos, essas escolas são no mínimo ousadas, pois diante da precariedade das suas condições físicas e metodológicas, estas estão buscando a partir de todos esses problemas aprenderem a lidar com as diferenças e construírem uma educação melhor para esses alunos especiais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Aparecida Barbosa Carneiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Necessidades Educacionais Especiais | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva: uma análise dessa realidade em escolas estaduais do município de Campina Grande/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francisca Rikaely Luciano da Silva.pdf | Francisca Rikaely Luciano da Silva | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.