Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Cinthya Raquel dos Santos-
dc.date.accessioned2018-12-18T18:42:48Z-
dc.date.available2018-12-18T18:42:48Z-
dc.date.issued2017-08-16-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17970-
dc.descriptionLIMA, C. R. dos S. A experimentação no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de genética em uma escola pública da Paraíba. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido como parte das atividades realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo desse estudo é verificar, se o uso de aulas práticas para o aprendizado de genética no ensino médio é realmente eficaz, avaliando o desempenho e domínio dos alunos antes dos experimentos e após os experimentos. Foi utilizado o método de questionários com o propósito de avaliar o nível de conhecimento de genética (sistema ABO e fator Rh) dos alunos, antes da aula prática e após a aula prática. A escola escolhida para a aplicação do trabalho foi uma escola pública de Campina Grande – Paraíba. Para execução dessa pesquisa foi primeiramente aplicado o questionário pré-diagnóstico, que continha oito questões com o objetivo de verificar o conhecimento prévio dos alunos e suas dificuldades sobre o tema sistema ABO e fator Rh. Na segunda etapa, foi então ministrado um minicurso com a temática: sistema AB0 e fator Rh. E na terceira etapa, foi então realizada a aula prática de experimentação. Para finalizar, após a aula prática, foi aplicado um questionário pós-diagnóstico, para então averiguar a possível evolução da aprendizagem com a metodologia aplicada. Os resultados encontrados na presente pesquisa demonstram que as atividades práticas no ensino de Biologia, na área de genética, favorecem o aprendizado dos alunos por complementar as atividades realizadas em sala de aula, permitindo assim que eles possam protagonizar a apredizagem de Biologia, interagindo com as experiências e observando os fenômenos, podendo ainda despertar em alguns a vocação científica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Márcia Adelino da Silva Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Genéticapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.titleA experimentação no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de genética em uma escola pública da Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cinthya Raquel dos Santos Lima.pdfPDF - Cinthya Raquel dos Santos Lima14.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.