Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17972
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Edinalva Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T18:43:33Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18T18:43:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17972 | - |
dc.description | GOMES, E. F. Jogos matemáticos no Ensino Médio: Um estímulo à aprendizagem matemática. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como proposta a utilização de jogos matemáticos no ensino médio, tendo em vista a grande dificuldade encontrada pelos professores de Matemática para inovar em sala de aula, em especial no ensino médio, o que vem sendo uma grande preocupação para a comunidade educacional. Dessa forma, o objetivo geral é estimular a aprendizagem dos conteúdos já estudados a partir da utilização de jogos matemáticos, de maneira significativa, por alunos do ensino médio. Além disso, exaltamos a importância da inovação em sala de aula. Portanto, trazemos aqui um pouco da discussão acerca deste assunto e a aplicação de dois jogos matemáticos: os jogos “Qual é a matriz?” e “Formando PA”. Trata-se de dois jogos de conhecimento de minha autoria em que os alunos desenvolvem sua própria atividade jogando e testando seus conhecimentos. Estes jogos foram aplicados na Escola Estadual João da Silva Monteiro, em uma turma do 2° ano e em duas turmas do 1° ano, nas quais foram ministradas aulas expositivas com os alunos no primeiro momento, e depois foram aplicados os jogos. Os alunos testaram seus conhecimentos, construindo sua própria atividade de forma lúdica. Foi possível fazer associações do conteúdo estudado com o cotidiano, testar conhecimentos e gerenciar a própria atividade. Assim, foi favorecida uma maior interação entre alunos e professor, melhorando a compreensão e abrindo espaço para a construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Silvânio de Andrade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Matriz | pt_BR |
dc.subject | Progressão aritmética | pt_BR |
dc.title | Jogos matemáticos no Ensino Médio: Um estímulo à aprendizagem matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Edinalva Ferreira Gomes.pdf | PDF - Edinalva Ferreira Gomes | 13.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.